O Pibid de geografia e as aproximações com o futuro campo de trabalho: experiência vivida na Escola de Educação Básica Professor Américo Vespúcio Prates

Autores

  • Leila Procópia do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9345-3276
  • Felipe Terra de Oliveira Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6848-0336
  • Jéssica Siveira de Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3330-4396
  • Mateus Alves Garcia Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta alguns registros sobre a experiência vivida pelos bolsistas de Iniciação à Docência e pela professora coordenadora e supervisores do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/Capes (2018/2019), da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvido numa escola da rede estadual de ensino. O texto traz elementos para refletir sobre a materialidade concreta de uma escola pública, aspectos que permeiam a infraestrutura física da escola, situação socioeconômica das comunidades acolhidas por esta escola, condições do trabalho dos(as) professores(as) e também sobre a importância do Programa Pibid como forma inserção às experiências com o futuro campo de trabalho para o Licenciado de Geografia. Compreendemos que o Pibid até aqui possibilitou aos licenciandos do curso de Geografia da UFSC uma importante aproximação e vivência do ambiente escolar com os dilemas e alegrias no ‘ser professor’ e viver a Escola na sua concretude.

Biografia do Autor

Leila Procópia do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil

Bacharela pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder e Pesquisadora do Observatório da Educação, Escola e Sociedade (ObservEES-UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em Ensino de Geografia (NEPEGeo-UFSC).

Felipe Terra de Oliveira Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Jéssica Siveira de Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Mateus Alves Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Observatório da Escola, Educação e Sociedade (ObservEES). Bolsista Pibid/ UFSC, 2018-2019.

Referências

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos