O Pibid de geografia e as aproximações com o futuro campo de trabalho: experiência vivida na Escola de Educação Básica Professor Américo Vespúcio Prates
Resumo
Este artigo apresenta alguns registros sobre a experiência vivida pelos bolsistas de Iniciação à Docência e pela professora coordenadora e supervisores do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/Capes (2018/2019), da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvido numa escola da rede estadual de ensino. O texto traz elementos para refletir sobre a materialidade concreta de uma escola pública, aspectos que permeiam a infraestrutura física da escola, situação socioeconômica das comunidades acolhidas por esta escola, condições do trabalho dos(as) professores(as) e também sobre a importância do Programa Pibid como forma inserção às experiências com o futuro campo de trabalho para o Licenciado de Geografia. Compreendemos que o Pibid até aqui possibilitou aos licenciandos do curso de Geografia da UFSC uma importante aproximação e vivência do ambiente escolar com os dilemas e alegrias no ‘ser professor’ e viver a Escola na sua concretude.
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