Ensino de geografia por meio da literatura:

uma análise da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Autores

  • Aparecido Roberto de Moura UENP
  • Vanessa Maria Ludka UENP

Resumo

A pesquisa apresentada teve como objetivo analisar o uso da Literatura como ferramenta metodológica para o ensino da Geografia por meio da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, e correlacionar o conteúdo da obra com os conceitos geográficos de lugar, paisagem, espaço, fome e migração no semiárido nordestino e assim estabelecer um diálogo entre a Geografia e Literatura em uma aula interdisciplinar. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa acerca do tema a ser analisado, para entender e sistematizar a ligação existente entre a Geografia e a Literatura. Posteriormente foi realizada a análise da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e sua aplicação no ensino da Geografia, apontando as categorias geográficas, por meio de fragmentos da obra para a consolidação dos nossos objetivos. Por meio da análise do livro “Vidas Secas, pode-se perceber que a Literatura contribui para a formação subjetiva do lugar e consequentemente da paisagem, a qual estimula a curiosidade e instiga a produção de novos conhecimentos. Por meio da análise desta obra, o estudo de espaço, lugar e regionalismo do Nordeste fica em evidência e deixa o aprendizado muito mais fácil, além da magia que a literatura proporciona. 

Biografia do Autor

Aparecido Roberto de Moura, UENP

Licenciado em Geografia pela Univerisidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Vanessa Maria Ludka, UENP

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. E é membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

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Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Científicos