Ensino de geografia por meio da literatura:
uma análise da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Resumen
A pesquisa apresentada teve como objetivo analisar o uso da Literatura como ferramenta metodológica para o ensino da Geografia por meio da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, e correlacionar o conteúdo da obra com os conceitos geográficos de lugar, paisagem, espaço, fome e migração no semiárido nordestino e assim estabelecer um diálogo entre a Geografia e Literatura em uma aula interdisciplinar. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa acerca do tema a ser analisado, para entender e sistematizar a ligação existente entre a Geografia e a Literatura. Posteriormente foi realizada a análise da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e sua aplicação no ensino da Geografia, apontando as categorias geográficas, por meio de fragmentos da obra para a consolidação dos nossos objetivos. Por meio da análise do livro “Vidas Secas, pode-se perceber que a Literatura contribui para a formação subjetiva do lugar e consequentemente da paisagem, a qual estimula a curiosidade e instiga a produção de novos conhecimentos. Por meio da análise desta obra, o estudo de espaço, lugar e regionalismo do Nordeste fica em evidência e deixa o aprendizado muito mais fácil, além da magia que a literatura proporciona.
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