Educação geográfica e cidadania Territorial

a cidade no olhar dos estudantes do Ensino Médio inseridos no Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.

Autores

Palavras-chave:

Cidade. Protagonismo. Ensino Médio.

Resumo

O estudo apresenta e avalia problemas de mobilidade urbana no bairro Jardim América na Cidade de Rio do Sul (SC) por meio de trabalho de campo e propõe alternativas de resolução dos mesmos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido por meio de saída de campo, registros fotográficos, caderno de campo e entrevista com moradores. Participaram do estudo, estudantes do Ensino Médio do Colégio Universitário Unidavi, que cursavam o itinerário Formativo de Sociedade e Cidadania, no período de julho a dezembro de 2021. Os dados revelaram que os problemas de mobilidade urbana identificados podem ser solucionados com medidas simples, como a padronização das calçadas, implementação de rampas nas esquinas, faixas de pedestres, adequação ao sistema arborização e restauração de trechos danificados da via. Para mais, entende-se a necessidade de atuação do poder público e da população na resolução dos problemas locais.

Biografia do Autor

Adilson Tadeu Basquerote, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Doutor em  Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, oferecido pela outor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2020), com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2015). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Estudos Sociais- Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Professor na Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica, dedicando-se em especial ao uso das TIC no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.

Referências

AMAVI. Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí. 2022. Disponível em: https://www.amavi.org.br/. Acesso em: 09 set. 2022.

ALMEIDA, E. Mobilidade urbana no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.

BRASIL. Ministério das Cidades. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília: Ministério das Cidades, 2013.

BOGDAN, R., C. BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

CALLAI, H. C. Espaço-tempo-intencional da interlocução de saberes: o Mes-trado e o Doutorado do PPGEC – Unijuí em 20 anos. In: CALLAI, H.C. (Org.). Educação nas Ciências: memórias de ideias e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

CASTROGIOVANNI, A. C. Movimentos fora da sala de aula: o trabalho de campo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COS-TELLA, R. Z. (Org.). Movimentos para ensinar geografia: rompendo rota-ções. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p. 41-54.

CLAUDINO, S. et al. Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Lisboa. 2019.

CLAUDINO, S. Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania. O Pro-jeto Nós Propomos!. In; F.H. Veiga (Coord.), O Ensino na Escola de Hoje, Teoria, investigação e aplicação. p. 265-30). Lisboa: Climepsi Editores. 2018.

GEHL, J. Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contex-to e educação. Ijuí, RS, v. 2, n. 7, p. 19-24, jul./set., 1987.

HANNON, E. et al. An integrated perspective on the future of mobility. McKin-sey & Company Sustainability & Resource Productivity, Amsterdã, p. 1-5, 2016.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mobilidade ur-bana no Brasil. In: Infraestrutura social e urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasília: Ipea. 2010. p. 549-592. Disponível em: <http://goo.gl/oEFuzx>. Acesso em: 25 ago. 2022.

NETTO, N. A.; RAMOS, H. R. Estudo da Mobilidade Urbana no contexto brasi-leiro. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 6, n. 2, p. 59-72, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/view/847/pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

RIBEIRO, S. B. Mobilidade e acessibilidade urbana em centros históricos. Brasília: Iphan, 2014.

RIO DO SUL, Plano diretor Municipal. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/plano-diretor-rio-do-sul-sc>. Acesso em: 25 ago. 2022.

RUBIM, B.; LEITÃO, S. O plano de mobilidade urbana e o futuro das cida-des. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n.79, 2013.

SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2014.

SILVEIRA, M.; MAIA, M., Variáveis que influenciam no uso da bicicleta e as crenças da teoria do comportamento planejado. Transportes, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 24-36, 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-30