Educação geográfica e cidadania Territorial
a cidade no olhar dos estudantes do Ensino Médio inseridos no Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.
Palavras-chave:
Cidade. Protagonismo. Ensino Médio.Resumo
O estudo apresenta e avalia problemas de mobilidade urbana no bairro Jardim América na Cidade de Rio do Sul (SC) por meio de trabalho de campo e propõe alternativas de resolução dos mesmos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido por meio de saída de campo, registros fotográficos, caderno de campo e entrevista com moradores. Participaram do estudo, estudantes do Ensino Médio do Colégio Universitário Unidavi, que cursavam o itinerário Formativo de Sociedade e Cidadania, no período de julho a dezembro de 2021. Os dados revelaram que os problemas de mobilidade urbana identificados podem ser solucionados com medidas simples, como a padronização das calçadas, implementação de rampas nas esquinas, faixas de pedestres, adequação ao sistema arborização e restauração de trechos danificados da via. Para mais, entende-se a necessidade de atuação do poder público e da população na resolução dos problemas locais.
Referências
AMAVI. Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí. 2022. Disponível em: https://www.amavi.org.br/. Acesso em: 09 set. 2022.
ALMEIDA, E. Mobilidade urbana no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.
BRASIL. Ministério das Cidades. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília: Ministério das Cidades, 2013.
BOGDAN, R., C. BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
CALLAI, H. C. Espaço-tempo-intencional da interlocução de saberes: o Mes-trado e o Doutorado do PPGEC – Unijuí em 20 anos. In: CALLAI, H.C. (Org.). Educação nas Ciências: memórias de ideias e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
CASTROGIOVANNI, A. C. Movimentos fora da sala de aula: o trabalho de campo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COS-TELLA, R. Z. (Org.). Movimentos para ensinar geografia: rompendo rota-ções. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p. 41-54.
CLAUDINO, S. et al. Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Lisboa. 2019.
CLAUDINO, S. Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania. O Pro-jeto Nós Propomos!. In; F.H. Veiga (Coord.), O Ensino na Escola de Hoje, Teoria, investigação e aplicação. p. 265-30). Lisboa: Climepsi Editores. 2018.
GEHL, J. Cidade para Pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contex-to e educação. Ijuí, RS, v. 2, n. 7, p. 19-24, jul./set., 1987.
HANNON, E. et al. An integrated perspective on the future of mobility. McKin-sey & Company Sustainability & Resource Productivity, Amsterdã, p. 1-5, 2016.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mobilidade ur-bana no Brasil. In: Infraestrutura social e urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasília: Ipea. 2010. p. 549-592. Disponível em: <http://goo.gl/oEFuzx>. Acesso em: 25 ago. 2022.
NETTO, N. A.; RAMOS, H. R. Estudo da Mobilidade Urbana no contexto brasi-leiro. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, v. 6, n. 2, p. 59-72, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/view/847/pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
RIBEIRO, S. B. Mobilidade e acessibilidade urbana em centros históricos. Brasília: Iphan, 2014.
RIO DO SUL, Plano diretor Municipal. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/plano-diretor-rio-do-sul-sc>. Acesso em: 25 ago. 2022.
RUBIM, B.; LEITÃO, S. O plano de mobilidade urbana e o futuro das cida-des. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n.79, 2013.
SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2014.
SILVEIRA, M.; MAIA, M., Variáveis que influenciam no uso da bicicleta e as crenças da teoria do comportamento planejado. Transportes, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 24-36, 2015.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.