A natureza e a cidade

estratégias para o ensino de geografia em Sapucaia do Sul/RS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.99476

Schlagworte:

Patrimônio Natural, Serviços ecossistêmicos, Ensino de Geografia, Sapucaia do Sul

Abstract

Sapucaia do Sul é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, e assim como outras localidades do Brasil e do mundo, a relação entre a sociedade e a natureza neste espaço tem sido conturbada. Marcada por uma urbanização rápida e desorganizada, característica dos municípios periféricos das grandes metrópoles brasileiras, os elementos naturais se encontram ameaçados pela invisibilização e falta de políticas públicas eficazes em sua conservação. Ao mesmo tempo, uma parcela significativa da população reside em áreas suscetíveis a desastres naturais e em condições de habitação precárias, resultado de um processo de produção do espaço urbano que não levou em consideração nem a natureza nem a qualidade de vida dos habitantes do município. Neste contexto, procura-se compreender como a natureza e a sociedade tem interagido no processo de formação territorial do município, e de que forma a urbanização tem ameaçado os patrimônios naturais e os serviços ecossistêmicos prestados por eles. Dessa forma, a presente pesquisa investigou as relações estabelecidas entre o patrimônio natural, os serviços ecossistêmicos e a urbanização no município de Sapucaia do Sul, e desenvolveu um material didático para ser utilizado como ferramenta do Ensino de Geografia no município.

Autor/innen-Biografien

João Carlos Hoffmann Junior, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Geografia e Graduado em Licenciatura em Geografia, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS.

 

 

Adriano Severo Figueiró, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Geografia (Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Geoconservação pela Universidade do Minho-Portugal e pela Universidad Nacional Autónoma do México. Mestre em Geografia (Utilização e Conservação de Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador Científico do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoecologia, Geoconservação e Educação ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA) e coordenador do Observatório de Paisagens Antropocênicas (OBSERPA) do Departamento de Geociências da UFSM.

 

 

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Veröffentlicht

2024-11-28