O MÉTODO INDUTIVO E AS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA NA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA DE ALUNOS SURDOS

Autores

  • Tuane Telles Rodrigues Departamento de Geociências. Universidade Federal de Santa Maria
  • Matheus Fernando Keppel Departamento de Psicologia. Universidade Federal de Santa Maria.
  • Roberto Cassol Departamento de Geociências. Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Os métodos de pesquisa científica servem para auxiliar o pesquisador na condução de seus projetos, e cada um deles possui metodologia e finalidade próprias. É comum que um método seja excelente para parte de uma pesquisa e insuficiente para outra. É o caso do projeto de mestrado aqui discutido, que teve como finalidade propor a alfabetização cartográfica de alunos surdos por meio de um jogo digital, e no qual foi necessária a utilização de um método científico principal e diferentes abordagens para contemplar cada etapa da investigação. Nesse caso, as abordagens empregadas foram complementares entre si e possibilitaram atingir o objetivo esperado. Este artigo busca mostrar como os métodos podem ser utilizados em pesquisas semelhantes na área da Geografia, exemplificando seus usos na pesquisa de mestrado aqui apresentada. Para isso, apresentamos e discutimos as três fases que contemplaram o método indutivo e a abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram como a utilização do método científico e das abordagens foram importantes para a construção desta pesquisa geográfica, por considerar os aspectos sociais e técnicos necessários aos objetivos propostos, ou seja, avaliar a contribuição dos jogos digitais para a alfabetização cartográfica de alunos surdos.

Biografia do Autor

Tuane Telles Rodrigues, Departamento de Geociências. Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Curso de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo).

Roberto Cassol, Departamento de Geociências. Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr. do programa de pós-graduação em Geografia (PPGGeo)

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Espaço Metodológico