Indagações e complexidades da evasão no curso de licenciatura em geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

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Palavras-Chave: Ensino superior. Evasão escolar. Licenciatura em Geografia.

Résumé

Ao pautar-se na problemática da evasão no ensino superior, surge a necessidade de ampliar e aprofundar o estudo sobre a questão da evasão nos cursos de Licenciatura em Geografia, oferecidos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus de Guarapuava e campus de Irati. O enfoque temporal ficou limitado aos anos de 2010 a 2018. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativa, assume a forma de estudo de caso, com a participação de discentes evadidos dos cursos supracitados, através de entrevista/questionário semiaberto. Os resultados revelaram que 739 estudantes ingressaram no curso de Licenciatura em Geografia da Unicentro, taxa de evasão de 49,5%. Com base nas respostas dos estudantes que evadiram, aproximadamente 72,1% dos estudantes evadidos que responderam apontaram fatores individuais como motivo para a evasão. Em primeiro lugar, mencionaram a dificuldade de conciliar as responsabilidades do trabalho com as tarefas acadêmicas. Em segundo lugar, manifestaram desencanto com o curso de graduação escolhido e a desvalorização da carreira docente.

Bibliographies de l'auteur

Marilene Francieli Wilhelm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão, PR. Especialização em Neuroaprendizagem e Tecnologia da Informação na Educação pela Faculdade São Braz. Graduada em Pedagogia e em Geografia, ambas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pedagoga e Professora de Geografia da rede estadual e municipal de ensino.

 

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Geografia. Professora do Colegiado de Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia - Mestrado/Doutorado no campus de Francisco Beltrão, ambos da UNIOESTE. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e da Linha/Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO). 

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Publiée

2024-05-29