Deslocamento de estudantes, possíveis atrativos e a relação com o desempenho escolar: um estudo de caso

Autores

  • Rafael Brito Silveira Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-7062-3540
  • Klaus Rauh Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Problemas de deslocamento entre residência e unidade escolar existem em diversas localidades do Brasil. Em alguns casos estes problemas ocorrem por falta de segurança no transporte escolar, de custos elevados de transporte privado; em outros, pelas distantes localizações em que as escolas se encontram, porém, problemas de mobilidade urbana também podem representar problemas para tal atividade. Por meio de questionário exploratório, objetivou-se entender como estudantes de uma unidade escolar na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) percebem os problemas existentes de mobilidade urbana, bem como os impactos que isto gera em seus deslocamentos cotidianos, refletindo ou não em seus desempenhos escolares. Espacializar a proveniência dos estudantes por meio de mapa também foi um dos objetivos, além de entender quais são os principais atrativos desta instituição capazes de fazer com que os estudantes, por meio de seus responsáveis, empreguem esforços para estudarem lá. Estas verificações foram realizadas por meio de análises gráficas e também estatísticas, mais especificamente por meio de correlação e regressão linear no software Statistica. As análises indicam que os estudantes observam os problemas de mobilidade urbana existentes na RMF, que os mesmos são provenientes de distintos municípios do entorno, percorrendo distâncias diárias consideráveis, porém, não há como explicar o desempenho escolar dos estudantes por meio da distância de deslocamento e do tempo gasto entre residência e escola, pois, as análises não apresentaram significância estatística de acordo com o rigor estabelecido (? = 5%).

Biografia do Autor

Rafael Brito Silveira, Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduando no curso de licenciatura em Geografia da UFSC. Integrante do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima) da UFSC.

Klaus Rauh, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando no curso de licenciatura em Geografia da UFSC.

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos Científicos