Ensinar em tempos de pandemia: experiência de estágio remoto no Colégio de Aplicação - UFSC
Resumo
O presente trabalho consiste em um relatório de estágio docência referente a disciplina Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, realizada nas aulas de Geografia do 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC (CA-UFSC) de maneira remota no primeiro semestre de 2021 no contexto da pandemia da Covid-19.
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL:
CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010.
CHICO BUARQUE. Apesar de Você. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=33-bMTOlvx0>. Acesso em abril de 2021.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO - UFSC. Histórico do CA. Disponível em: <https://www.ca.ufsc.br/historico-do-ca/#:~:text=O%20Col%C3%A9gio%20de%20Aplica%C3%A7%C3%A3o%20foi,Catarinense%20de%20Filosofia%20(FCF)>. Acesso em Abril de 2021.
JUNIOR, Aloysio Marthins Araujo. Formação inicial de professores de geografia, aspectos estruturais para permanência e atuação na escola básica. Perspectiva. vol. 36. n. 4, 2018.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019.
LOS HERMANOS. O vento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DeiYR0eST7U>. Acesso em Abril de 2021.
SANTA CATARINA (estado). Secretaria de Estado do Planejamento. Atlas Geográfico 2. Fascículo 2. Maria Paula Casagrande Marimon. Capítulo 2. 2018.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed., São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SME-GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Goiânia. Você sabe o que são memes. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/voce-sabe-o-que-sao-memes/>. Acesso em abril de 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.