O lugar da sociologia da educação nas ciências da educação: o caso dos programas de mestrado e doutoramento portugueses

Autores

  • Camila Ferreira da Silva
  • Mariana Gaio Alves

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p17

Resumo

Considerar analiticamente quaisquer áreas de investigação é um exercício que faz emergir questões de natureza conceitual, epistemológica e remete para lutas travadas em determinado campo científico para a legitimação de uma estrutura, de agentes, capitais e posições em jogo. Tal compreensão serviu de sustentáculo para o presente artigo, que tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento mais amplo da Sociologia da Educação em Portugal. Para tal, a supracitada área foi tomada a partir de sua faceta enquanto área de docência em cursos de mestrado e doutoramento no âmbito das Ciências da Educação. A conjugação aqui realizada entre um apanhado sócio histórico, de um lado, e a caracterização actual a partir dos cursos supracitados, de outro, permitiu-nos compreender melhor o que é hoje legitimado como Sociologia da Educação, bem como o lugar que ela ocupa no espaço das Ciências da Educação.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva

Estudante de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Nova de Lisboa (Bolsista Erasmus Mundus).

Mariana Gaio Alves

Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático