Trabalho docente no Instituto Federal de São Paulo no contexto da Pandemia de Covid-19

Autores

  • Liliane Bordignon de Souza Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.79564

Resumo

Apresentamos nesse artigo uma análise da organização e das condições do trabalho docente no Instituto Federal de São Paulo durante o primeiro momento da pandemia de Covid-19 (março-julho 2020). Para tanto, recorremos aos dados levantados por meio de questionário e sistematizados no relatório de pesquisa sobre o trabalho no IFSP, produzido pelo SINASEFE-SP. Observamos que antes mesmo da retomada do calendário letivo pela instituição, os docentes já sinalizavam que não possuíam as condições adequadas para o exercício do trabalho; que faltavam instrumentos e ergonomia; que a pandemia provocou um embaralhamento entre atividades profissionais e domésticas; que intensificou e estensificou o trabalho; e que tem provocado sofrimento psíquico. As mulheres foram as mais afetadas por esse processo. Os dados revelam que as condições de trabalho dos docentes no contexto da pandemia são bastante precárias, o que tem afetado a qualidade do trabalho e do ensino, demonstrando os limites do trabalho remoto.

Referências

ANTUNES, Ricardo; PRAUN, Luci. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 123, p. 407-27, 2015.

FALQUET, Julie. Transformações neoliberais do trabalho de mulheres: liberação ou novas formas de apropriação? In: DE PAIVA ABREU, Alice Rangel; HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa. Gênero e trabalho no Brasil e na França: Perspectivas interseccionais. Boitempo Editorial, 2017.

FOUGEYROLLAS-SCHWEBEL, Dominique. Trabalho doméstico. In: HIRATA, Helena LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENOTIER, Danièle (orgs). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, p. 256-262, 2009.

GUMARÃES, Nadya Araújo e BRITO, Murillo M. Alves. Mercantilização no feminino: a visibilidade do trabalho das mulheres no Brasil. In: DE PAIVA ABREU, Alice Rangel; HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa. Gênero e trabalho no Brasil e na França: Perspectivas interseccionais. Boitempo Editorial, 2017.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho profissional e doméstico: Brasil, França, Japão. Mercado de trabalho e gênero–comparações internacionais. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, p. 263-178, 2008.

KERGOAT, Danièle. O cuidado e as imbricações das relações sociais. In: DE PAIVA ABREU, Alice Rangel; HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa. Gênero e trabalho no Brasil e na França: Perspectivas interseccionais. Boitempo Editorial, 2017.

KERGOAT, Danièle. Se battre, disent-elles. Paris, França : Dispute (La), 2012.

MINTO, Lalo W. Ensino remoto: presente e futuro em disputa (21/10/2020). Universidade à Esquerda (site). Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/coluna/ensino-remoto-presente-e-futuro-em-disputa/. Acesso em fevereiro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31