Trabalho docente no Instituto Federal de São Paulo no contexto da Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7984.2021.79564Resumen
Apresentamos nesse artigo uma análise da organização e das condições do trabalho docente no Instituto Federal de São Paulo durante o primeiro momento da pandemia de Covid-19 (março-julho 2020). Para tanto, recorremos aos dados levantados por meio de questionário e sistematizados no relatório de pesquisa sobre o trabalho no IFSP, produzido pelo SINASEFE-SP. Observamos que antes mesmo da retomada do calendário letivo pela instituição, os docentes já sinalizavam que não possuíam as condições adequadas para o exercício do trabalho; que faltavam instrumentos e ergonomia; que a pandemia provocou um embaralhamento entre atividades profissionais e domésticas; que intensificou e estensificou o trabalho; e que tem provocado sofrimento psíquico. As mulheres foram as mais afetadas por esse processo. Os dados revelam que as condições de trabalho dos docentes no contexto da pandemia são bastante precárias, o que tem afetado a qualidade do trabalho e do ensino, demonstrando os limites do trabalho remoto.
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