Artigo: Memória eletrônica e desterritorialização

Autor/innen

  • Jonatas Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Aécio Amaral Jr Goldsmiths College - University of London.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Neste ensaio partimos de algumas considerações derridianas acerca da memória para tentar entender o significado político da constituição de uma memória eletronicamente armazenável e acessível. Aceitando que os suportes de memória são não apenas meios de conservação, mas as próprias condições de elaboração daquilo que deve e pode ser rememorado, constatamos que a digitalização da memória é um fenômeno de maior importância em nosso tempo. Mobilizando a contribuição de autores como Virilio, Bergson, Benjamin, Marcuse e Adorno, propomos um arcabouço teórico para refletir acerca dessa transformação. Contra aqueles que defendem que a digitalização da memória significa o fim da política, a errância absoluta, a matematização da realidade, afirmamos a existência de horizontes políticos não previstos que se abrem de dentro da própria pretensão totalizadora do arquivo eletrônico.

Autor/innen-Biografien

Jonatas Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) , especialização em School Of Public Policy Development Adm Group pela University of Birmingham (1993) , mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Sociologia pela University of Lancaster (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modernidade, Julgamento, Perplexidade.

Aécio Amaral Jr, Goldsmiths College - University of London.

Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências Sociais (1997) e mestre em Sociologia (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorando em Sociologia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, Inglaterra. Bolsista de Doutorado Pleno no Exterior do CNPq. Áreas de atuação: teoria sociológica contemporânea; sociologia da tecnologia; teoria crítica e pós-estruturalismo.

Veröffentlicht

2004-01-01

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático