Artigo: Memória eletrônica e desterritorialização

Autores

  • Jonatas Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Aécio Amaral Jr Goldsmiths College - University of London.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste ensaio partimos de algumas considerações derridianas acerca da memória para tentar entender o significado político da constituição de uma memória eletronicamente armazenável e acessível. Aceitando que os suportes de memória são não apenas meios de conservação, mas as próprias condições de elaboração daquilo que deve e pode ser rememorado, constatamos que a digitalização da memória é um fenômeno de maior importância em nosso tempo. Mobilizando a contribuição de autores como Virilio, Bergson, Benjamin, Marcuse e Adorno, propomos um arcabouço teórico para refletir acerca dessa transformação. Contra aqueles que defendem que a digitalização da memória significa o fim da política, a errância absoluta, a matematização da realidade, afirmamos a existência de horizontes políticos não previstos que se abrem de dentro da própria pretensão totalizadora do arquivo eletrônico.

Biografia do Autor

Jonatas Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) , especialização em School Of Public Policy Development Adm Group pela University of Birmingham (1993) , mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Sociologia pela University of Lancaster (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modernidade, Julgamento, Perplexidade.

Aécio Amaral Jr, Goldsmiths College - University of London.

Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Ciências Sociais (1997) e mestre em Sociologia (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorando em Sociologia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, Inglaterra. Bolsista de Doutorado Pleno no Exterior do CNPq. Áreas de atuação: teoria sociológica contemporânea; sociologia da tecnologia; teoria crítica e pós-estruturalismo.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Dossiê Temático