Primeira página e visibilidade de temas sociais: uma análise comparativa entre jornais diários de abrangência local em dois pólos regionais do Paraná

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná
  • Diego Antonelli Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo do texto é apresentar uma análise comparativa entre dois jornais diários locais de cidades paranaenses (Ponta Grossa e Maringá) no que diz respeito à produção informativa da primeira página. Os jornais locais analisados são, em Ponta Grossa, o Diário dos Campos e, em Maringá, o Diário do Norte. O período analisado é o das eleições nacionais e estaduais de 2006. A formatação informativa das primeiras páginas dos jornais é apresentada por meio de características de formato e conteúdo dos textos, além da localização topográfica e tamanho em centímetros quadrados das chamadas. O objetivo é identificar que temas conseguem ocupar espaços privilegiados da primeira página, que é a mais visível de um jornal diário. Com isso espera-se contribuir para a discussão sobre valor-notícia e temáticas com visibilidade nos periódicos impressos.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná

Emerson Urizzi Cervi concluiu o doutorado em Ciência Política em 2006 pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Cursou mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo concluído em 2002. Atualmente é professor do Departamento de Comunicação e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e coordena a especialização em Mídia, Política e Atores Sociais, ofertada pela UEPG; também é professor no curso de Ciência Política da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter); professor no curso de jornalismo das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e Professor nos cursos especialização em Sociologia Política e em Comunicação Política e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto Doxa de Comunicação Política, ligado ao IUPERJ. Tem publicados artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. Atua como coordenador de grupo de pesquisa interinstitucional junto ao Cnpq.

Diego Antonelli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Diego Antonelli é graduando em Comunicação social na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisador voluntário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vinculado ao grupo de pesquisa em Mídia e Política da UEPG.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigo