Análise desenvolvimentista e do desempenho do salto vertical em escolares.

Autores

  • Pedro Paulo Depra Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Londrina, PR. Brasil
  • Dalker Roberto Walter Universidade Estadual de Maringá. Curso de Educação Física. Maringá, PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n4p460

Resumo

O salto vertical além de possuir complexidade coordenativa, agrega ao indivíduo diferentes experiências motoras.  O objetivo deste trabalho foi verificar quais movimentos da sequência desenvolvimentista apresentados por escolares do ensino fundamental têm associação com a faixa etária e o desempenho no salto vertical. Fizeram parte deste estudo 137 escolares de um colégio do município de Maringá, Paraná, com idade entre 7-10 (anos), estatura entre 1,19 e 1,63 metros, massa entre 20 e 60 kg, de ambos os sexos e matriculados até a quarta série do ensino fundamental. Como instrumentos da pesquisa, foram utilizados a matriz de Gallahue e Ozmun e uma plataforma de salto. No procedimento experimental, cada criança realizou três saltos. Em crianças de sete anos, constatou-se a presença de elevação de braços coordenados e simultânea. Em crianças de nove anos, constatou-se a presença de agachamento preparatório inconsistente e a ação de braços não coordenados com o tronco e a perna. Foi observada prevalência da ação dos membros superiores quando consideradas as associações significativas entre os elementos da sequência desenvolvimentista e o desempenho do salto vertical. Na faixa etária entre 7-10 (anos), a faixa etária e o desempenho do salto estão associados aos elementos da sequência desenvolvimentista da configuração total do corpo humano, preponderantemente relacionados aos membros superiores.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Depra, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Londrina, PR. Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1989) , mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) . Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e compoõe o grupo de professores do mestrado interinstitucional UEL-UEM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura e Cinemática. O Professor coordena juntamente com o Prof. Dr. José Luiz Lopes Vieira o Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor - Labicom

Dalker Roberto Walter, Universidade Estadual de Maringá. Curso de Educação Física. Maringá, PR. Brasil

Graduado em Educacao Fisica pela Universidade Estadual de Maringa

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Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais