Análise desenvolvimentista e do desempenho do salto vertical em escolares.

Autores/as

  • Pedro Paulo Depra Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Londrina, PR. Brasil
  • Dalker Roberto Walter Universidade Estadual de Maringá. Curso de Educação Física. Maringá, PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2012v14n4p460

Resumen

O salto vertical além de possuir complexidade coordenativa, agrega ao indivíduo diferentes experiências motoras.  O objetivo deste trabalho foi verificar quais movimentos da sequência desenvolvimentista apresentados por escolares do ensino fundamental têm associação com a faixa etária e o desempenho no salto vertical. Fizeram parte deste estudo 137 escolares de um colégio do município de Maringá, Paraná, com idade entre 7-10 (anos), estatura entre 1,19 e 1,63 metros, massa entre 20 e 60 kg, de ambos os sexos e matriculados até a quarta série do ensino fundamental. Como instrumentos da pesquisa, foram utilizados a matriz de Gallahue e Ozmun e uma plataforma de salto. No procedimento experimental, cada criança realizou três saltos. Em crianças de sete anos, constatou-se a presença de elevação de braços coordenados e simultânea. Em crianças de nove anos, constatou-se a presença de agachamento preparatório inconsistente e a ação de braços não coordenados com o tronco e a perna. Foi observada prevalência da ação dos membros superiores quando consideradas as associações significativas entre os elementos da sequência desenvolvimentista e o desempenho do salto vertical. Na faixa etária entre 7-10 (anos), a faixa etária e o desempenho do salto estão associados aos elementos da sequência desenvolvimentista da configuração total do corpo humano, preponderantemente relacionados aos membros superiores.

Biografía del autor/a

Pedro Paulo Depra, Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Londrina, PR. Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987) , especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá (1989) , mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) . Atualmente é Professor adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e compoõe o grupo de professores do mestrado interinstitucional UEL-UEM. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura e Cinemática. O Professor coordena juntamente com o Prof. Dr. José Luiz Lopes Vieira o Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor - Labicom

Dalker Roberto Walter, Universidade Estadual de Maringá. Curso de Educação Física. Maringá, PR. Brasil

Graduado em Educacao Fisica pela Universidade Estadual de Maringa

Publicado

2012-06-20

Número

Sección

Artigos Originais