Qual a intensidade das aulas de um programa de exercício físico para idosos?

Autores

  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal do Paraná
  • Simone Teresinha Meurer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rossana Arruda Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Mendes Gerage Universidade Federal de Santa Catarina -
  • Tânia Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n5p527

Resumo

O presente estudo objetivou descrever e verificar a intensidade das aulas de um programa de exercício físico (PEF) para idosos, desenvolvido na rede de atenção primária à saúde de Florianópolis – SC; e comparar os grupos quanto à intensidade das aulas, segundo três pontos de corte. Foram analisadas oito aulas, as quais envolveram 31 idosos, divididos nos grupos I e II. Utilizou-se tempo total despendido durante a aula, sendo a intensidade classificada por três diferentes pontos de corte e mensurada por acelerômetros triaxiais. Variáveis sociodemográficas; de saúde; aptidão funcional; estado nutricional e nível de atividade física (AF) ao iniciar o PEF também foram avaliados. Os resultados evidenciaram que ao iniciarem o PEF, a maioria dos idosos era pouco ativa, apresentava excesso de peso, baixa aptidão funcional e afirmou que o estado de saúde não dificultava a prática de AF. A média de tempo despendido por aula em AF moderada variou de 1,4 a 16,3 min no grupo I e de 6,6 a 23,2 min no grupo II, diferindo estatisticamente. O tempo médio geral das aulas em atividades sedentárias foi de 18,7 e 20,5 min para os grupos I e II, respectivamente. Os resultados indicam que as aulas do PEF caracterizaram-se, em sua maioria, por atividades de intensidade leve ou sedentárias e que o pouco tempo despendido em atividades mais intensas pode estar relacionado às características do grupo e à metodologia de ensino adotada pelos professores.

Biografia do Autor

Lucélia Justino Borges, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná. Departamento de Educação Física. Curitiba, PR. Brasil

Simone Teresinha Meurer, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC. Brasil.

Rossana Arruda Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC. Brasil.

Aline Mendes Gerage, Universidade Federal de Santa Catarina -

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC. Brasil.

Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC. Brasil.

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Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos Originais