Estrutura para a prática de atividades físicas nas escolas brasileiras, Índice de Desenvolvimento Humano e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: contribuições para o Report Card Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2021v23e84206

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as estruturas para atividades físicas (AF) nas escolas brasileiras e relacioná-las ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e indicadores de qualidade do Report Card Brasil (RCB). Trata-se de estudo descritivo que utilizou dados secundários do INEP-Brasil para a identificação e classificação da estrutura para prática de AF nas escolas brasileiras, a partir da existência de “pátio”, “quadras” e “materiais esportivos”, organizadas por escolas do nível “fundamental” e “médio”. Os dados foram organizados por Região Macroeconômica e relacionados com os Índices IDH, IDEB e os Critérios de Classificação de Qualidade do RCB. Assim, para o “Ensino Fundamental”, verificou-se relação positiva entre o IDH e a existência de “pátio” (r=0,53; p=0,004), “quadra” (r=0,855; p<0,01) e material esportivo (r=0,764; p<0,01), o IDEB também apresentou relação positiva com a  existência de “pátio” (r=0,475; p=0,01), “quadra esportiva” (r=0,676; p<0,01) e “material esportivo” (r=0,535; p<0,01). Para o “Ensino Médio”, verificou-se relação entre o IDH e a existência de quadras (r=0,517; p<0,01) e materiais esportivos (r=0,499; p < 0,01), enquanto para o IDEB, apenas houve relação com a existência de materiais esportivos (r=0,508; p<0,01). Conclui-se que as Regiões Norte e Nordeste possuem escolas com menores frequências de estrutura para Atividade Física e que há relação positiva desta estrutura com o IDH, IDEB e classificação de qualidade RCB.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos Originais