Diabetes mellitus auto-referido e sua associação com excesso de peso em idosos

Autores

  • Andreia Pelegrini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Departamento de Educação Física
  • Raildo da Silva Coqueiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Edio Luiz Petroski Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Tania Rosane Bertoldo Benedetti Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n6p442

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de diabetes mellitus auto-referida em idosos de Florianópolis e sua relação com excesso de peso. Participaram do estudo 875 idosos. Foram coletadas informações sociodemográficas (sexo, grupo etário, escolaridade, renda mensal), antropométricas (massa corporal, estatura), atividade física habitual, hipertensão arterial e diabetes mellitus. Adotou-se o Índice de Massa Corporal para diagnosticar o excesso de peso. As variáveis de ajuste foram: sociodemográficas, atividade física habitual e hipertensão arterial. A prevalência de diabetes mellitus foi de 13,5% (masculino = 12,1%; feminino = 14,8%; p<0,05) e a de excesso de peso foi de 59,4% (masculino = 58,0%; feminino = 60,7%; p=0,40). Maior prevalência de diabetes mellitus foi observada nos idosos com excesso de peso. O excesso de peso foi positivamente associado à diabetes, independentemente do sexo, idade, escolaridade, renda mensal, atividade física habitual e hipertensão arterial. Conclui-se que o excesso de peso em idosos de Florianópolis foi fator independente e positivamente associado à diabetes mellitus.

Biografia do Autor

Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Departamento de Educação Física

Raildo da Silva Coqueiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Edio Luiz Petroski, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Tania Rosane Bertoldo Benedetti, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Publicado

2011-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais