Vivi e Amelinha: lesbiandade no Brasil dos anos de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n3100294

Palavras-chave:

lesbiandade, gênero, mulher, discurso médico, interseccionalidade

Resumo

Neste artigo, analisamos a construção de representações sobre lesbianas e lesbiandade no discurso médico-legal brasileiro dos anos de 1930, com o intuito de identificar quais sentidos foram empregados na produção dessas sujeitas sexuais. Para isso, selecionamos o relato do relacionamento de duas lesbianas de Salvador, na Bahia, presente no livro A Inversão dos Sexos (1935), do médico Estácio de Lima, tendo em vista o poder/saber disciplinar e burguês que embasava miradas patológicas sobre os corpos não cisheterossexuais e a intersecção de marcadores de desigualdade no período. Como técnica de pesquisa, empregamos alguns operadores da análise de discurso (AD) de vertente francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan de Souza Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

É graduado em História; mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); doutorando em Desenvolvimento Social pela mesma instituição. É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GEPEG-CNPq) e integrante do Projeto de Extensão (In)serto - Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero.

Cláudia Maia, Universidade Estadual de Montes Claros

É pós-doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa; doutora em História pela UnB (Universidade de Brasília) com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Professora do PPGH-Unimontes; coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GPEG/CNPq) e do GT Gênero e Feminismos da ANPUH-MG; pesquisadora colaboradora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.Nova); Bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

BESSE, Susan Kent. Modernizando a desigualdade: reestruturação da ideologia de gênero no Brasil, 1914-1940. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

BUTLER, Judith. “Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”. Cadernos de leituras, n. 78, p. 1-16, 2018. Disponível em https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2018/06/caderno_de_leituras_n.78-final.pdf. Acesso em 18/11/2024.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2021.

COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e a norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

CRENSHAW, Kimberlé. “Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2002000100011&script=sci_arttext. Acesso em 13/12/2023.

FIGARI, Carlos. @s outr@s cariocas: interpelações, experiências e identidades homoeróticas no Rio de Janeiro: séculos XVII ao XX. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2020.

GREEN, James. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2019.

LESSA, Patrícia. ChanacomChana e outras narrativas lesbianas em Pindorama. Belo Horizonte: Luas Editora, 2023.

LIMA, Estácio Luiz Valente de. A inversão dos sexos. Rio de Janeiro: Guanabara Waissman Koogan - Biblioteca Brasileira de Medicina Legal, 1935.

MAIA, Cláudia. “A literatura subversiva de Ercília Nogueira Cobra”. Labrys: estudos feministas. Brasília, 2008. Disponível em https://www.labrys.net.br/labrys14/textos/claudiaok.htm. Acesso em 15/04/2024.

MAIA, Cláudia. A Invenção da Solteirona: conjugalidade moderna e terror moral. Niterói: Proprietas, 2023.

MARTINELLI, Leonardo da Silva. Da normatização biopolítica à normalização de masculinidades homoeróticas: uma arqueogenealogia do gay padrão no Brasil (1980-1999). 2023. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

MORANDO, Luiz. Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2020.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2021.

OLIVEIRA, Cláudia Freitas de. “A homossexualidade feminina na história do Brasil: do esforço de construção de um objeto histórico ao desdobramento na construção da cidadania”. Les Online, Lisboa, v. 7, n. 2, p. 2-19, 2015. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/20169/1/2015_art_cfoliveira%281%29.pdf. Acesso em 10/01/2024.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2020.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. “O direito de curar: homossexualidade e medicina legal no Brasil dos anos 30”. In: HERSCHMANN, Micael Maiolino; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (Orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 88-129.

PRETES, Érika Aparecida; VIANNA, Túlio. “História da criminalização da homossexualidade no Brasil: da sodomia ao homossexualismo”. In: LOBATO, Wolney; SABINO, Cláudia; ABREU, João Francisco (Orgs.). Iniciação Científica: destaques 2007. Belo Horizonte: Editora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2008. p. 313-392.

PORTINARI, Denise Berruezo. O discurso da homossexualidade feminina. 1988. Mestrado (Departamento de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

PRECIADO, Paul B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). São Paulo: Paz e Terra, 2008.

RICH, Adrienne. “Heterossexualidade compulsória e existência lésbica”. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, Natal, v. 4, n. 5, p. 18-44, 2010. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2309. Acesso em 10/10/2023.

SWAIN, Tânia Navarro. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SWAIN, Tânia Navarro. “Lesbianismos, cartografia de uma interrogação”. Esboços: histórias em contextos globais, Florianópolis, v. 23, n. 35, p. 11-24, 2016. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2016v23n35p11. Acesso em 12/01/2024.

VASCONCELOS FILHO, Marcos Antônio Rodrigues. O império da fome e do amor: Estácio de Lima e os determinismos em medicina legal. 2012. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

VERAS, Elias Ferreira. Carne, tinta e papel: a emergência do sujeito travesti público-midiatizado em Fortaleza (CE), no tempo dos hormônios/farmacopornográfico. 2015. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

WEEKS, Jeffrey. “O corpo e a sexualidade”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 35-81.

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Nascimento, R. de S., & Maia, C. (2025). Vivi e Amelinha: lesbiandade no Brasil dos anos de 1930. Revista Estudos Feministas, 33(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n3100294

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.