Fazer adultos: capacidade e ambiguidades do cuidado materno na deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n3101265

Palavras-chave:

maternidade, Deficiência Intelectual, Adultez, Capacitismo

Resumo

A noção de capacidade é central para o tema da deficiência e suscita reflexões sobre como a lógica capacitista organiza a sociedade a partir do binômio corpos capazes e corpos não capazes. No presente artigo, parto das práticas de cuidado de adultos com deficiência intelectual para examinar como o binômio infância e adultez espelha tal lógica capacitista. A partir de pesquisa realizada junto às mães de adultos com deficiência intelectual na cidade de Porto Alegre entre os anos de 2017 e 2018, analiso os paradoxos de uma maternidade que é, ao mesmo tempo, responsável pela promoção da “autonomia e independência” de seus filhos e pelo seu bem-estar físico. Argumento que as noções de adulto e criança são constantemente acionadas para classificar comportamentos de pessoas com deficiência intelectual, fazendo com que a tensão entre tutela e autonomia que medeia o cuidado seja produzida a partir de noções rígidas do que é “ser um adulto”. Proponho, por fim, que a categoria de adultez, tal qual a de capacidade, se aplica de forma hierárquica na categorização de pessoas e na avaliação do bom cuidado para adultos com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Helena Moura Fietz, Louisiana State University/LSU

Helena Moura Fietz (helenafietz@lsu.edu; helenafietz@gmail.com) possui doutorado e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora assistente do Departamento de Antropologia e Geografia e está vinculada ao Programa de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Sexualidade da Universidade Estadual de Louisiana.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Fietz, H. M. (2024). Fazer adultos: capacidade e ambiguidades do cuidado materno na deficiência intelectual. Revista Estudos Feministas, 32(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n3101265

Edição

Seção

Seção Temática Estudos Feministas da Deficiência: diálogos interseccionais

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