Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960

Resumo

Em 09 de março de 2015 centenas de estudantes iniciaram um movimento na prestigiosa
University of Cape Town (UCT) para a retirada da estátua de Cecil Rhodes, representante do colonialismo inglês no século XIX, do campus. Nesse mesmo ano, em novembro, estudantes da Princeton University ocuparam a reitoria exigindo que fosse removido de um dos prédios do campus o nome de Woodrow Wilson, defensor da segregação dos negros no sul dos Estados Unidos. Em maio desse ano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a primeira universidade do país a implementar reserva de vagas para indígenas, afrodescendentes e deficientes em cursos de pós-graduação. O objetivo deste artigo é compreender e analisar a força desses fenômenos, que são entendidos nessa reflexão como demandas decoloniais com dimensões global e local.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Costa Neves, Universidade Federal do ABC

Com formação doutoral em Sociologia e Ciências Sociais na Université Lumière Lyon2, é bolsista produtividade CNPq e Professor Titular na Universidade Federal do ABC, onde é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanss e Sociais. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe.

Laura Moutinho, Universidade de São Paulo

Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) ambos da USP e Doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Princeton, é bolsista produtividade nível 1 D do CNPq, Editora da Revista de Antropologia e Coordenadora da Comissão Projeto Editorial da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Lilia Katri Moritz Schwarcz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela USP (1980), mestrado em Antropologia Social pela Unicamp (1986), doutorado em Antropologia Social pela USP (1993), livre-docência em Antropologia Social pela USP (1998) Titular em Antropologia Social, USP (2005). Atualmente é professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (2005), global scholar e professora visitante em Princeton (desde 2011), editora da Companhia das Letras e bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Neves, P. S. da C., Moutinho, L., & Schwarcz, L. K. M. (2019). Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Revista Estudos Feministas, 27(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960

Edição

Seção

Seção Temática Nações e Memórias em Transe: Moçambique, África do Sul e Brasil