Remando contra a maré, publicamos mais um número da Revista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n384495

Biografia do Autor

Luzinete Simões Minella, Universidade Federal de Santa Catarina

Luzinete Simões Minella (simoesluzinete@gmail.com) é doutora em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM, 1989), graduada (1972) e mestre (1977) em Ciências Sociais pela UFBA. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/Unicamp, 1998). Atualmente, é Professora Adjunta IV aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando como Professora Voluntária no PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas, onde coordena a área de Estudos de Gênero. Integra a equipe do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), participando de vários dos seus projetos (eventos, publicações, cursos etc.). Publicou vários artigos em periódicos de ampla circulação, livros, trabalhos completos em anais de eventos etc. Assumiu a coordenação editorial da Revista Estudos Feministas entre 2001 e 2004 e entre 2007 e 2008, quando passou a integrar a editoria de artigos. Voltou a fazer parte desta coordenação em dezembro de 2016. É membro da Rede Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Género. Tem realizado pesquisas principalmente nas seguintes áreas: participação das mulheres nas ciências (na interface com a crítica feminista à ciência, aos estudos sociais da ciência e à história da ciência), gênero e saúde reprodutiva, gênero e infância, saúde mental. Orientou trabalhos de conclusão de curso e tem orientado dissertações e teses, principalmente nessas áreas.

Mara Coelho de Souza Lago, Universidade Federal do Santa Catarina

Mara Coelho de Souza Lago (maralago07@gmail.com) é doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1967) e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente, é Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, atuando como docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia/PPGP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/PPGICH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos temas gênero, gerações, subjetividades, modos de vida, com enfoque interdisciplinar. Participa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas.

Tânia Regina de Oliveira Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Tânia Regina Oliveira Ramos (taniareginaoliveiraramos@gmail.com) é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Titular e coordena o núcleo Literatura e Memória da UFSC, núcleo com projetos aprovados pela FAPESC e CNPq. Faz parte da Coordenação Geral da Revista Estudos Feministas e do Conselho Editorial das revistas UniLetras, Mafuá Ciências e Letras, Literatura Hoje, Signótica e Anuário de Literatura. É professora de Literatura Brasileira e Estudos Literários nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras e Literatura na UFSC. Atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa História e Memória, escritas de si e gênero.

Cristina Scheibe Wolff, Universidade Federal de Santa Catarina

Cristina Scheibe Wolff (cristiwolff@gmail.com) é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Em 2004/2005 realizou Pós-Doutorado na Université Rennes 2, na França, e entre 2010 e 2011, no Latin American Studies Center da University of Maryland, em College Park, Estados Unidos da América. Ocupou a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na University of Massachusetts em Amherst (set.-dez. 2017) e foi pesquisadora convidada no Laboratoire Arenes - Université Rennes 2 (jan.-jul. 2018). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e uma das coordenadoras editoriais da Revista Estudos Feministas (2006-2009 e 2011-atual). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua ainda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e no Mestrado Profissional de Ensino de História. Foi a coordenadora geral do Fazendo Gênero 11 e 13º Women’s Worlds Congress, realizado na UFSC em 2017. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Mulheres e do Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, memória, guerrilha, resistência às ditaduras no Cone Sul.

Referências

ANTUNES, Arnaldo. “Velhos e jovens”. In: CALCANHOTTO, Adriana. Senhas. Columbia; Sony Music Brasil, 1992.

AUAD, Daniela LAHNI, Cláudia Regina. “Topografias Feministas: uma teoria das mulheres em movimento”. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 3, 2021.

BANDEIRA, Lourdes Maria; SIQUEIRA, Deis Elucy. “O Grito das Avós, Filhas e Netas”. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, v. 5, p. 220-222, 1997.

BANDEIRA, Lourdes Maria; BATISTA, Analía Soria. “Preconceito e Discriminação”. Revista Estudos Feministas, Flor ianópolis, CFH/CCE/UFSC, v. 10, n. 1, p. 23-30, 2002.

BANDEIRA, Lourdes Maria. “A contribuição da crítica feminista à ciência”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, CFH/CCE/UFSC, v. 16, n. 1, p. 207-228, 2008.

BANDEIRA, Lourdes Maria; MELO, Hildete Pereira de. “A estratégia da transversalidade de gênero: uma década de experiência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República do Brasil (2003-2013)”. In: MINELLA, Luzinete Simões; ASSIS, Gláucia de Oliveira; FUNCK, Susana Bornéo (Orgs.). Políticas e Fronteiras: desafios feministas. Tubarão: Editora Copiart, 2014. p. 131-166.

BANDEIRA, Lourdes Maria; ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. “Vinte anos da Convenção de Belém do Pará e a Lei Maria da Penha”. Revista Estudos Feministas, v. 23, p. 501-517, 2015.

GROSSI, Miriam Pillar; COSTA, Claudia de Lima. “Editorial”. Revista Estudos Feministas, v. 7, n. 1 e 2, p. 5-8, 1999.

LAVINAS, Lena. “Editorial”. Revista Estudos Feministas, CIEC/ECO/UFRJ, n. 0, p. 3-4, 1992.

MALUF, Sônia Weidner. “Os dossiês da REF: além das fronteiras entre academia e militância”. Revista Estudos Feministas, v. 12, n. Especial, p. 235-243, 2004.

PORTO, Rozeli; TEIXEIRA, Analba Brazão. “Lourdes Bandeira”. In: GROSSI, Miriam Pillar; MINELLA, Luzinete Simões; PORTO, Rozeli (Orgs.). Depoimentos: Trinta anos de pesquisas feministas brasileiras sobre violência. Ilha de Santa Catarina: Editora Mulheres, 2006, p. 213-248.

RAMOS, Tânia Regina Oliveira. “Fazendo Gênero onde o gerúndio se faz presente”. In: STEVENS, Cristina (Org.). Mulheres e Literatura – 25 anos. Raízes e Rumos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010. p. 119-136.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Editorial