Leis anti-LGBTI+ na educação: o caso das No Promo Homo Laws

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n193292

Palavras-chave:

No promo homo laws, ideologia de gênero, educação, análise documental

Resumo

Ao considerar o crescente movimento antiLGBTI+ e suas consequências na educação, este artigo pretende analisar leis de não promoção da homossexualidade nos Estados Unidos da América que ficaram conhecidas como No Promo Homo Laws. A partir de um referencial pós-estruturalista, investiga-se quais foram as condições que possibilitaram o crescimento de discursos antiLGBTI+. Para tanto, apresenta-se o histórico das No Promo Homo Laws e o texto da lei dos estados do Arizona, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Louisiana, Mississippi, Oklahoma, Texas e Utah. Conclui-se que analisar as leis antiLGBTI+ em outros países é de extrema importância para os estudos de gênero, uma vez que esse movimento antigênero não tem se propagado apenas no Brasil, mas tem conquistado um alcance global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda da Silva, UFPR

É Professora de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná. Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-doutorado em educação pelo mesmo programa. Pesquisadora do do LABIN - Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação (CNPq/UFPR).

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Paraná

É Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq/PQ2 na área dos estudos de gênero e educação, desde 2013. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) - PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN - Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR).

Referências

BUTLER, Judith. Precarious life: the powers of mourning and violence. New York: Verso, 2018.

DUGGAN, Lisa; HUNTER, Nan. Sex Wars: Sexual Dissent and Political Culture. New York: Routledge, 1995.

DONAVAN, Patricia. The Adolescent Family Life Act and the promotion of religious doctrine. New York: Fam Plann Perspect, 1984.

ESKRIDGE, William. No promo homo: the sedimentation of antigay discourse and the channeling effect of judicial review. New York: HeinOnline; New York University, 2000.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Utah Code Title 53 A - State System of Public Education Chapter 13 - Curriculum in the Public Schools Part 1 - General Courses of Instruction Section 101 - Instruction in health -- Parental consent requirements -- Conduct and speech of school employees and volunteers -- Political and religious doctrine prohibited. Utah, 2016.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Texas Health and Safety Code. Title 2. Health. Subtitle H. Public health provisions. Chapter 163. Education program about sexual conduct and substance abuse. Subtitle D. Prevention, control, and reports of diseases. Chapter 85. Acquired immune deficiency syndrome and human immunodeficiency virus infection. Subchapter a. General provisions and educational materials. Texas, 2018a.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Louisiana Laws Revised Statutes TITLE 17 - Education RS 17:281 - permitted courses of study. Louisiana, 2018b.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Arizona Revised Statutes Title 15 - Education. § 15-711 Sex education curricula; sexual conduct with a minor. § 15-716 Instruction on acquired immune deficiency syndrome; department assistance. Arizona, 2018c.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Oklahoma State Code. Title 70, § 11-103.3 - AIDS prevention education - Curriculum and materials - Inspection by parents and guardians. Oklahoma Administrative Code. Title 210. State Department of Education. Chapter 15. Curriculum and Instruction. Subchapter 17. Aids Prevention Education. Section 210:15-17-2. AIDS prevention program. Oklahoma, 2019a.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. South Carolina Code of Laws Title 59 - Education Chapter 32 - Comprehensive Health Education Program Section 59-32-30. Local school boards to implement comprehensive health education program; guidelines and restrictions. South Carolina, 2019b.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Code of Alabama Title 16 - Education. Chapter 40 A - Responsible Sexual Behavior and Prevention of Illegal Drug Use. Section 16-40A-1 - Legislative findings; purpose of chapter. Section 16-40A-2 - Minimum contents to be included in sex education program or curriculum. Alabama, 2019c.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Mississippi Code Title 37 - Education. Chapter 13 - Curriculum; School Year and Attendance Sex and Abstinence Education. § 37-13-171. Implementation of abstinence-only or abstinence-plus education; State Department of Education approval of curriculum for sex-related education required; components of abstinence-only and abstinence-plus education; parent programs; separation of students by gender during sex-related education instruction. Mississippi, 2019d.

GRZANKA, Patrick. “Tennessee lawmakers seek to cancel LGBTQ history and censor education”. (Opinion) The Tennessean, Knoxville, 29/03/2021. Disponível em https://www.tennessean.com/story/opinion/2021/03/29/tennessee-lawmakers-seek-cancel-lgbtq-history-and-censor-education/7045649002/. Acesso em 01/03/2022.

IRVINE, Janice. Talk About Sex: The Battles over Sex Education in the United States. Berkeley: University of California Press, 2002.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero: a gênese de uma categoria política reacionária - ou: como a promoção dos direitos humanos se tornou uma ‘ameaça à família natural’”. In: RIBEIRO, Paula Costa; MAGALHÃES, Joanalira C. (Orgs.). Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2017.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “A invenção da ‘ideologia de gênero’: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero”. Revista Psicologia Política, v. 18, n. 43, p. 449-502, 2018.

ROSKY, Clifford. Anti-gay curriculum laws. New York: Columbia Law Review, 2017.

WOOLF, Virginia. Orlando. 1 ed. Penguin Classics, 2016a.

WOOLF, Virginia. Complete Works of Virginia Woolf. Oakshot Press, 2016b.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Silva, A. da, & César, M. R. de A. (2025). Leis anti-LGBTI+ na educação: o caso das No Promo Homo Laws. Revista Estudos Feministas, 33(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n193292

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.