ORIENTAÇÃO SEXUAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Helena Altmann

Resumo


A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Assim, ela foi constituída, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em tema transversal, a fim de disseminar-se por todo campo pedagógico e irradiar seus efeitos em domínios os mais heterogêneos, dentre outros, na Educação Física. Esta pesquisa analisou o dispositivo da sexualidade nos PCNs, buscando identificar a concepção de sexualidade ali presente, a singularidade histórica desta proposta e seus possíveis efeitos na escola e, mais especificamente, na Educação Física.


Palavras-chave


sexualidade; orientação sexual; educação; gênero; educação física

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DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000200014

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Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.