Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Paula Regina Costa Ribeiro Fundação Universidade Federal do Rio Grande
  • Nádia Geisa Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100006

Resumo

Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Ribeiro, P. R. C., Souza, N. G., & Souza, D. (2004). Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, 12(1), 109. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100006

Edição

Seção

Artigos