Masculinidades e docência na educação infantil

Autores

  • Angelita Alice Jaeger Universidade Federal de Santa Maria
  • Karine Jacques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Esta pesquisa analisa as relações de gênero e a construção da docência masculina
na Educação Infantil (EI), compreendendo como se dá a escolha e a inserção desses professores homens nessa etapa da educação escolar. A ancoragem teórica apoia-se nos Estudos de Gênero, e a abordagem de pesquisa é qualitativa. Foram entrevistados três professores homens, oriundos de diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Sul e que estavam atuando em escolas de EI. A partir das análises, constatamos que os homens enfrentam dificuldades ao optarem por essa profissão normalizada como feminina. Apesar disso, alguns homens resistem, negociam e se mantêm nessa atividade, demonstrando que as masculinidades são múltiplas e plurais, construídas em meio aos desafios e possibilidades que a docência em Educação Infantil produz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela mesma universidade (1997). Doutorou-se pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), realizando Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto/PT (2007). Faz pós-doutoramento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É professora adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, onde lidera grupo de estudos e pesquisas sobre Diversidade, Corpo e Gênero. A partir das ciências sociais e humanas, investiga os seguintes temas: cultura, representações de corpo, relações de gênero e sexualidades na interface com as práticas corporais e esportivas e, ultimamente, também em relação ao processo de envelhecimento.

Karine Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela UFSM, Especialista em Pesquisa em Movimento Humano, Sociedade e Cultura pela UFSM, Mestre em Educação pela UFPel.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Jaeger, A. A., & Jacques, K. (2017). Masculinidades e docência na educação infantil. Revista Estudos Feministas, 25(2), 545–570. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos