Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT é uma revista científica do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.
Assim, a REVEMAT publica artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao ensino e à aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino, à formação de professores que ensinam matemática, às práticas matemáticas na escola, na universidade e em outras atividades sociais. Além dos artigos de demanda regular, a REVEMAT também publica artigos encomendados e números temáticos, podendo ser escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.
É com prazer que convidamos a todos os interessados a submeter para a REVEMAT trabalhos relativos a esse escopo!
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação e revisão das propostas de trabalhos a serem publicados na REVEMAT é conduzido e controlado pela Coordenação Editorial que é composta pelo Editor Chefe e pelas Editoras Adjuntas. Esse processo tem o propósito de garantir a qualidade científica e acadêmica da Revista e também a aprendizagem e o desenvolvimento dos pesquisadores e da comunidade científica da Área de Educação Matemática.
Todos os trabalhos submetidos passam por uma primeira fase de avaliação, denominada de pré-avaliação, com a finalidade de verificar se o texto proposto atende ao escopo acadêmico da Revista e se está de acordo com as normas da Revista.
Nessa fase, decide-se se a proposta de publicação deve ser:
- devolvida ao(s) autor(es) para adequação às normas da Revista;
- devolvida por não atender ao escopo da Revista;
- encaminhada à avaliação dos pares.
Em uma segunda fase, os trabalhos submetidos passam por avaliação de pelo menos dois pareceristas ad hoc, membros do corpo de avaliadores da revista. Os principais critérios dessa avaliação são:
1) Adequação ao escopo da revista;
2) Contribuições do estudo e relevância para a área de Educação Matemática;
3) Clareza na explicitação do problema e do propósito do estudo, focalizando-os e discutindo-os de maneira fundamentada e embasada sob o ponto de vista científico-acadêmico.
Se os dois pareceres forem convergentes, tanto pela aprovação quanto pela não aprovação de sua publicação na Revista, cabe aos editores consolidar a avaliação e comunicar ao(s) autor(es) o resultado. Caso a proposta receba avaliação contraditória, isto é, tenha sido aprovado para publicação por um dos avaliadores e negado por outro, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final desse processo de avaliação e revisão, são previstas três alternativas de resultado:
- publicar o trabalho tal como foi submetido;
- publicar condicionalmente, após revisões não estruturais ou radicais;
- recusar a publicação na Revista.
Os autores têm 10 dias, após serem informados, para apresentar a versão definitiva do artigo, acrescentando as informações e reformulações necessárias.
Periodicidade
A REVEMAT até 2009 foi anual, passando à periocidade semestral. A partir de 2019 a revista opera com publicações semestrais em fluxo contínuo.
Política de Acesso Aberto
A Revemat atende à definição de acesso aberto do DOAJ, proporcionando acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
O periódico Revemat diponibliza todo o conteúdo de forma gratuita, aberta e sem demora. Os artigos publicados não possuem período de embargo e, não há necessidade dos usuários se registrarem para ler o conteúdo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC BY. Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Taxas para submissão e publicação de textos
A REVEMAT não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas
A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE). Toda decisão editorial se fundamenta na relevância, originalidade, clareza e validade do estudo para atendimento do escopo da revista.
Integridade e Prevenção de Plágio
Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e quando utilizados artigos de outros autores, estes devem ser devidamente citados.
Indexadores, diretórios e base de dados:
Preservação digital
A Revemat preocupa-se em garantir o acesso duradouro ao seu conteúdo. Caso ocorra algum incidente, seus arquivos digitais estão preservados na Rede Cariniana. Por meio do Programa LOCKSS, a Rede cria um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes, que permite preservar digitalmente os periódicos para posterior restauração.
Catalogação na Fonte
Histórico do periódico
A Revemat teve início em 2006 com o papel de divulgar textos científicos em Educação Matemática. A partir de 2011 procura enfatizar as contribuições em semiótica e aprendizagem matemática.