Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Aspectos gerais

A REVEMAT publica trabalhos em Educação Matemática, resultantes de pesquisas sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos.

Todos os trabalhos devem ter, obrigatoriamente, um dos autores com título de doutor. 

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

Não são aceitos artigos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, tais como resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

Os trabalhos submetidos na REVEMAT não poderão ser/estar submetidos em nenhuma outra revista durante o processo editorial.

 Citações e referências

A partir de 2019, com vistas à sua internacionalização, a REVEMAT adota as normas técnicas da APA (American Psychological Association) para a formatação das referências e citações. Destacamos no template alguns usos mais corriqueiros. Maiores informações sobre essas normas podem ser obtidas em: http://www.apastyle.org/ (site da própria APA).

Formatação e extensão

  • O artigo submetido deverá ter entre 15 a 20 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas. 
  • Os arquivos devem ter o formato .doc ou .docx.
  • Certifique-se de que o documento não tenha nenhum comentário ou dado que possa identificar aos autores no manuscrito.
Templates do artigo e das Notas da Obra
  • Clique para baixar o template do artigo.
  • Clique para baixar o template de Notas da Obra com todos os dados de autoria e informações pertinentes ao manuscrito.
  • É obrigatório a submissão destes dois documentos. 

Obs.: Para anexar o documento Notas da Obra, após adicionar o Texto do Artigo, seguir os seguintes passos: Enviar um novo arquivo / Manter selecionada a aba esta não é uma revisão de arquivo existente / Selecionar Notas da Obra na aba: Componentes do artigo / Enviar arquivo.

Metadados no sistema de submissão

  • O autor que realizar a submissão deverá preencher os metadados no sistema, incluindo para todos os autores, obrigatoriamente, o ORCID e link para currículo lattes no resumo da biografia. 
  • Ao realizar a submissão, deverão ser indicados, obrigatoriamente, Título, Resumo e Palavras-chave em português e também em inglês, além das refrências bibliográficas.

Traduções

Traduções de artigos científicos relevantes para os pesquisadores da Educação Matemática.

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola

O Dossiê tem por objetivo publicar, mediante avaliação de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico da REVEMAT, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas que buscam estabelecer relações entre Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

Submissão de artigos até 30/08/2022.

Normas para submissão: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/about/submissions

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou para terceiros.