Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Aspectos gerais

A REVEMAT publica trabalhos em Educação Matemática, resultantes de pesquisas sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos.

Todos os trabalhos devem ter, obrigatoriamente, um dos autores com título de doutor. 

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

Não são aceitos artigos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, tais como resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

Os trabalhos submetidos na REVEMAT não poderão ser/estar submetidos em nenhuma outra revista durante o processo editorial.

 Citações e referências

A partir de 2019, com vistas à sua internacionalização, a REVEMAT adota as normas técnicas da APA (American Psychological Association - 7º Edição) para a formatação das referências e citações. Destacamos no template alguns usos mais corriqueiros. Maiores informações sobre essas normas podem ser obtidas em: http://www.apastyle.org/ (site da própria APA).

Formatação e extensão

  • O artigo submetido deverá ter entre 15 a 20 páginas, incluindo-se as referências bibliográficas. 
  • Os arquivos devem ter o formato .doc ou .docx.
  • Certifique-se de que o documento não tenha nenhum comentário ou dado que possa identificar aos autores no manuscrito.
Templates do artigo e das Notas da Obra
  • Clique para baixar o template do artigo.
  • Clique para baixar o template de Notas da Obra com todos os dados de autoria e informações pertinentes ao manuscrito.
  • É obrigatório a submissão destes dois documentos. 

Obs.: Para anexar o documento Notas da Obra, após adicionar o Texto do Artigo, seguir os seguintes passos: Enviar um novo arquivo / Manter selecionada a aba esta não é uma revisão de arquivo existente / Selecionar Notas da Obra na aba: Componentes do artigo / Enviar arquivo.

Metadados no sistema de submissão

  • O autor que realizar a submissão deverá preencher os metadados no sistema, incluindo para todos os autores, obrigatoriamente, o ORCID e link para currículo lattes no resumo da biografia. 
  • Ao realizar a submissão, deverão ser indicados, obrigatoriamente, Título, Resumo e Palavras-chave em português e também em inglês, além das refrências bibliográficas.

Traduções

Traduções de artigos científicos relevantes para os pesquisadores da Educação Matemática.

Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes

É comum em pesquisas da área de Educação Matemática termos diálogos com outras áreas como História, Filosofia e Psicologia (apenas para exemplificar as três mais centrais). É comum em cursos de Licenciatura em Matemática disciplinas como Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática, História da Educação, ou História da Matemática ou História da Educação Matemática, ou Filosofia ou Filosofia da Matemática, ou Filosofia da Educação Matemática. Entretanto, diálogos com a disciplina Antropologia não são tão comuns, bem como disciplinas na Licenciatura em Matemática, explicitamente relacionadas à Antropologia.

A partir dos anos 90 do século XX, investigações na área de Antropologia se dedicaram em problematizar pilares e pressupostos de pesquisas que até então eram realizadas. Sob a narrativa de uma virada ontológica na Antropologia, tendo como três de seus principais autores, Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour e Philippe Descola, um esforço teórico do fazer antropológico teve como foco matrizes relacionais do pensamento e ação dos humanos (VIVEIROS DE CASTRO, 2003). Ainda com Viveiros de Castro, “[...] os discursos nativos não falam só de suas necessidades ou de suas mentes, mas principalmente de seus mundos, os quais temos de considerar reais e essencialmente distintos do nosso [...]” (p. 6). De modo sucinto, ideias e conceitos centrais de povos originários são/estão diferentes e distantes de ideias e conceitos de povos ocidentais. Logo, há uma necessidade de problematizações de projetos da modernidade que se constituem (ainda) como centro de produções de verdades e cosmovisões de mundos.

Acreditamos que esse movimento na Antropologia pode ser frutífero para investigações em Educação Matemática, pois em nossa área também acontece um movimento (por vezes ainda tímido) de colocar em suspensão pressupostos basilares do que seria a própria matemática, bem como seus atributos e adjetivações, como a neutralidade e a universalidade. Parece-nos que ainda são hegemônicas práticas de educação matemática centradas na produção de um tipo específico de sujeito. 

Neste número temático serão aceitos investigações que movimentam diálogos com teorizações antropológicas. Mais especificamente, com teorizações realizadas no campo da Antropologia que fazem parte da chamada virada ontológica da Antropologia. Serão aceitos ensaios, pesquisas, fabulações, ficções, ou seja, produções, que:

  • Exploram cenários de problematizações do projeto moderno de escola e de uma sala de aula de matemática;

Pproblematizam processos de domesticação dos sujeitos, da escola e da sala de aula de matemática;

  • Discutam o não humano, a materialidade, o corpo e suas relações com práticas, saberes e temporalidades;
  • Tragam cenários de pesquisa em educação matemática que não estejam desconectados com emergências e demandas de nossa contemporaneidade no Antropoceno, em discussões filosóficas, políticas, econômicas, ecológicas e éticas.

Nossa intenção é aglutinar uma multiplicidade de trabalhos e autores nos quais possam produzir discussões outras em diálogos com Antropologias e Educações Matemáticas.

Cronograma:

Submissão dos artigos até 30 de outubro. 

Publicação do Dossiê – Fevereiro de 2024. 

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