Explorando os números reais como a união entre números algébricos e transcendentes: uma abordagem para o ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e100348Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Números Transcendentes, Educação BásicaResumo
Construir conceitos matemáticos a partir de problemas intuitivos e do conhecimento prévio do aluno é uma maneira de exercitar a autonomia do estudante no processo de ensino-aprendizagem, que é um tópico amplamente discutido no contexto da Educação Básica. Em particular, no Ensino de Matemática, a metodologia de Resolução de Problemas objetiva desenvolver essa autonomia. Neste artigo, discutimos a importância e a possibilidade de trabalhar, com estudantes do Ensino Médio, conceitos comumente trabalhados no ensino superior, mais especificamente, os conceitos iniciais da Teoria dos Números Transcendentes. Para tanto, propomos uma sequência didática que tem como objetivo abordar as definições de Número Algébrico e de Número Transcendente a partir do conhecimento acerca dos Conjuntos Numéricos, já adquiridos ainda no Ensino Fundamental. Abordar conceitos mais abstratos da matemática ainda no ensino básico com o uso da metodologia de Resolução de Problemas contribui para despertar a curiosidade e o interesse na área, além de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo.
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