Representações estáticas e dinâmicas no acesso a um objeto matemático tridimensional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100666Palavras-chave:
Objeto matemático tridimensional, Representações estáticas e dinâmicas, Superfícies quádricasResumo
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, abordando o acesso a objetos matemáticos tridimensionais que, por serem abstratos, necessitam de representações para tal. Tendo como objetivo conhecer as potencialidades e limitações das possíveis representações, foram realizadas as análises teórica e da aplicação de uma situação de ensino e aprendizagem. Na análise teórica, propomos um quadro para a classificação das diferentes representações bi e tridimensionais, estáticas e dinâmicas, e uma avaliação a priori das características de cada representação. Na aplicação da situação de ensino e aprendizagem, observamos o que cada representação revela ou esconde acerca das propriedades das superfícies quádricas. A estratégia utilizada para análise consistiu no cruzamento dos dados oriundos da análise teórica e das condutas cognitivas de três participantes. As representações dinâmicas apresentam-se com uma gama bem maior de possibilidades para a produção de conhecimento matemático do que as representações estáticas. No entanto, os resultados dessa investigação sugerem que as representações de um objeto matemático tridimensional podem ser utilizadas de forma complementar e a partir de uma análise das suas características, considerando os conceitos abordados, as atividades propostas e os conhecimentos do aluno.
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