Representações estáticas e dinâmicas no acesso a um objeto matemático tridimensional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100666

Palavras-chave:

Objeto matemático tridimensional, Representações estáticas e dinâmicas, Superfícies quádricas

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, abordando o acesso a objetos matemáticos tridimensionais que, por serem abstratos, necessitam de representações para tal. Tendo como objetivo conhecer as potencialidades e limitações das possíveis representações, foram realizadas as análises teórica e da aplicação de uma situação de ensino e aprendizagem. Na análise teórica, propomos um quadro para a classificação das diferentes representações bi e tridimensionais, estáticas e dinâmicas, e uma avaliação a priori das características de cada representação. Na aplicação da situação de ensino e aprendizagem, observamos o que cada representação revela ou esconde acerca das propriedades das superfícies quádricas. A estratégia utilizada para análise consistiu no cruzamento dos dados oriundos da análise teórica e das condutas cognitivas de três participantes. As representações dinâmicas apresentam-se com uma gama bem maior de possibilidades para a produção de conhecimento matemático do que as representações estáticas. No entanto, os resultados dessa investigação sugerem que as representações de um objeto matemático tridimensional podem ser utilizadas de forma complementar e a partir de uma análise das suas características, considerando os conceitos abordados, as atividades propostas e os conhecimentos do aluno.

Biografia do Autor

Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisa os potencias cognitivos das tecnologias digitais na Educação Matemática e os processos de apropriação tecnológica na formação do professor de Matemática. Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e do Curso de Especialização em Matemática-Mídias Digitais-Didática: tripé para a formação do professor de Matemática. 

Referências

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., & MacIntyre, B. (2001). Recent advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 21(6), 34–47. Recuperado de https://ieeexplore.ieee.org/document/963459

Bicer, A., Nite, S. B., Capraro, R. M., Barroso, L. R., Capraro, M. M., & Lee, Y. (2017). Moving from STEM to STEAM: The effects of informal STEM learning on students’ creativity and problem solving skills with 3D printing | Semantic Scholar. IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 1, 1–6. Recuperado de https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/FIE.2017.8190545

Borba, M. C., Scucuglia, R., & Gadanidis, G. (2014). Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica.

Duval, R. (2003). Registros de Representação Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In S. D. A. MACHADO (Ed.), Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica (pp. 11–33). Campinas - SP: Papirus.

Duval, R. (2012). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução: Méricles Thadeu Moretti (M. T. MORETTI, Trans.). Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, 7(2), 266–297. Recuperado de DOI: 10.5007/1981-1322.2012v7n2p266

Fonda, C. (2013). A pratical Guide to Your First 3D Print. In E. CANESSA, C. FONDA, & M. ZENNARO (Eds.), Low-Cost 3D Printing for Science, Education and Sustainable Development (pp. 25–60). ICTP: ICTP—The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics. Recuperado de https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep 1&type=pdf&doi=bd3869ba16fd0690d1348e25e67db9ac7c18dbe8#page=13

Hedler, L. W. M. (2020). Desenvolvimento do pensamento geométrico espacial GeoGebra, Impressora 3D e Abstração Reflexionante processo de abstração reflexionante. (Tese de Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kirner, C., & Kirner, T. G. (2011). Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In M. W. S. Ribeiro & E. R. Zorzal (Eds.), Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências (pp. 10–25). Uberlândia - MG: SBC. Recuperado de https://x.gd/1GxEf

Notare, M. R., & Basso, M. V. de A. (2016). Geometria Dinâmica 3D – novas perspectivas para o pensamento espacial. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 14(2). Recuperado de DOI: 10.22456/1679-1916.70683

Parzysz, B. (1988). Knowing vs seeing. problems of the plane representation of space geometry figures. Educational Studies in Mathematics, 19, 79–92. Recuperado de https://doi.org/10.1007/BF00428386

Parzysz, B. (1991). Representation of space and students’ conceptions at high school level. Educational Studies in Mathematics, 22(6), 575–593. Recuperado de DOI: 10.1007/BF00312716

Pereira, L., Oliveira, D., Couto, I., Oliveira, A., & Silva, R. L. de S. da. (2017). Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada. In Anais Do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE 2017), 1(1), 595. Recuperado de doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.595

Ribeiro, L. O. M., Guterres, L. X., & Silveira, D. N. (2020). O Uso Da Realidade Aumentada Com Dispositivos Móveis Na Educação Matemática Como Potência Na Geometria Espacial. PLURAIS - Revista Multidisciplinar, 5(2), 40–57. Recuperado de DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922

Schaun, T. T. (2019). As Representações Tridimensionais das Superfícies Quádricas na Disciplina de Cálculo com Realidade Aumentada (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos