Unidade de ensino potencialmente significativa: contribuições para o ensino de equações do primeiro grau com uma incógnita
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100822Palavras-chave:
UEPS, Teoria da Aprendizagem Significativa, ÁlgebraResumo
Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que visou identificar as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção da aprendizagem significativa de equações do primeiro grau com uma incógnita. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze estudantes de uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma instituição pública da rede estadual do município de Passo Fundo/RS. Os dados foram coletados por meio de registros da professora-pesquisadora no diário de bordo e das atividades realizadas pelos estudantes. A análise dos dados, efetuada por meio da Análise de Conteúdo, demonstrou que atividades pensadas a partir dos preceitos das UEPS favoreceram a identificação dos conceitos subsunçores da área, a promoção da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa dos temas abordados, assim como a transferência dos conceitos estudados para diversos contextos.
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