Resolução de problemas como caminho didático: uma análise praxeológica e semiótica no ensino de velocidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e102793Palavras-chave:
Velocidade média, Resolução de problemas, Tecnologias digitais, Residência pedagógica, Grandezas ProporcionaisResumo
Este estudo deriva das atividades do projeto "Práticas Educativas em Educação Matemática: Experiências Advindas do Estágio Supervisionado e dos Programas Institucionais PIBID e RP", autorizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa CEP/IFBA, sob o CAAE 66933223.7.0000.5031, do qual participei como residente em 2023. O objetivo principal foi analisar como a abordagem do Método de Polya pode contribuir para o ensino de Grandezas Proporcionais, especialmente Velocidade Média. A pesquisa foi descritiva, qualitativa, ancorada na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). O estudo incluiu pesquisa de campo e bibliográfica, com coletas de dados através de problemas propostos em uma sequência didática e um questionário aberto. A amostra foi composta por alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eunice Reis, em Eunápolis, Bahia. Os resultados indicaram que o uso de tecnologias digitais, como o Google Maps, aliado ao Método de Polya, melhorou a participação e motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Isso contrastou com as metodologias tradicionais, que, apesar de eficientes na comunicação teórica, frequentemente carecem de aplicação prática. Além dos resultados acadêmicos obtidos, esta pesquisa proporcionou um profundo aprendizado sobre o papel do professor como mediador do conhecimento, evidenciando a importância de buscar constantemente métodos que façam a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
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