Docente em matemática: fatores que influenciam o ingresso, permanência e evasão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e103647

Palavras-chave:

Abandono da docência, Retenção de professores, Professores de Matemática

Resumo

Diante de um iminente apagão docente na educação brasileira, a evasão de professores de Matemática surge como um desafio crítico. Pensando nisso, tivemos como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que influenciam o ingresso, abandono e permanência na docência por professores de Matemática. Para isso, analisamos 21 artigos selecionados a partir de buscas na base de dados Scopus. A análise do corpus foi conduzida utilizando o software Nvivo 1.5.1 e fundamentada na Análise Temática de Braun e Clarke, a fim de identificar e interpretar os sentidos subjacentes nos achados das pesquisas. Como resultado, identificamos 22 temáticas específicas, que foram agrupadas em cinco temáticas gerais: apoio e ambiente de trabalho, desenvolvimento e realização profissional, compromisso com a inclusão e impacto social, satisfação na carreira docente, e fatores econômicos e condições de trabalho. Esses resultados oferecem uma visão abrangente dos principais aspectos que influenciam a trajetória dos professores de Matemática, contribuindo para uma melhor compreensão dos desafios e motivações na carreira docente.

Biografia do Autor

Larissa Carniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Exatas, na ênfase de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2019), Especialista em Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, 2023), Mestre em Ensino de Ciências Exatas também pela FURG (2023) e Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2008), Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2012) e Doutor em Educação em Ciências pela FURG (2017). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG na área de Educação Matemática e Cálculo Diferencial e Integral.

Referências

Alemdar, M., Cappelli, C. J., Gale, J., & Boice, K. L. (2022). An exploratory study of STEM teachers’ mentorship networks. IJ STEM, 9(64), 1-14.

Barmby, P. (2006). Improving teacher recruitment and retention: the importance of workload and pupil behaviour. Educational Research, 48(3), 247-265.

Braun, V., & Clarke, V (2021). Thematic Analysis: A Practical Guide. SAGE Publications.

Bui, V. et al. (2020). An Online Support System for Teachers of Mathematics in Regional, Rural and Remote Australia. Austral. and Inter. Jour. of Rural Education, 30(3), 69-88.

Clotfelter, C., Glennie, E., Ladd, H., & Vigdor, J. (2008). Would higher salaries keep teachers in high-poverty schools? Evidence from a policy intervention in North Carolina. Journal of Public Economics, 92(5-6,), 1352-1370.

Diekman, A. B., & Benson-Greenwald, T. M. (2018). Fixing STEM Workforce and Teacher Shortages: How Goal Congruity Can Inform Individuals and Institutions. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 5(1), 11-18.

Fisher, M. H., & Royster, D. (2016). Mathematics teachers’ support and retention: using Maslow’s hierarchy to understand teachers’ needs. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 47(7), 993-1008.

Frank, T. J. et al. (2021). Exploring Racialized Factors to Understand Why Black Mathematics Teachers Consider Leaving the Profession. Educ. Res., 50(6), 381-391.

Grillo, M., & Kier, M. (2021). Why do they stay? An exploratory analysis of identities and commitment factors associated with teaching retention in high-need school contexts. Teaching and Teacher Education, 105, 1-11.

Harris, D. L., & Davis, J. L. (2018). The experiences of three Black African male mathematics teachers in a same race and gender peer mentoring program. Journal for Multicultural Education, 12(2), 172-182.

Hutchison, L. F. (2012). Addressing the STEM Teacher Shortage in American Schools: Ways to Recruit and Retain Effective STEM Teachers. Action in Teacher Education, 34(5-6), 541-550.

Instituto SEMESP (2022). Risco de apagão de professores no Brasil. Recuperado de https://www.semesp.org.br/pesquisas/risco-de-apagao-de-professores-no-brasil/

Instituto SESI (2023). Apagão de professores? Uma análise dos impactos da oferta de professores no RS. Recuperado de https://instituto.sesirs.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Estudo-Apagao-de-Professores.pdf

Kardos, S. M., & Johnson, S. M. (2010) New teachers’ experiences of mentoring: The good, the bad, and the inequity. Journal of Educational Change, 11, 23-44.

Kokka, K. (2016). Urban teacher longevity: What keeps teachers of color in one under-resourced urban school? Teaching and Teacher Education, 59, 169-179.

Lapo, F. R., & Bueno, B. O. (2002). O Abandono do Magistério: Vínculos e Rupturas com Trabalho Docente. Psicologia USP, 13(2), 243-276.

Maslow, A. H. (1943). A theory of human motivation. Psychological Review, 50(4), 370-396.

McConnell, J. R. (2017). A model for understanding teachers’ intentions to remain in STEM education. IJ STEM, 4(7), 1-21.

Redding, C., Booker, L. N., Smith, T. M., & Desimone, L. M. (2019), School administrators’ direct and indirect influences on middle school math teachers’ turnover, Journal of Educational Administration, 57(6), 708-730.

Reid, J. W. et al. (2023). Perceived network bridging influences the career commitment decisions of early career teachers. IJ STEM, 10(17), 1-13.

Souto, R. M. A. (2016). Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educação e Pesquisa, 42(4), 1077-1092.

Stevenson, Z., Dantley, S. J., & Holcomb, Z. J. (1999). Factors Influencing the Retention of Mathematics and Science Teachers in Urban Systemic Initiative School Districts: Administrative Perspectives. The Journal of Negro Education, 68(3), 442-450.

Paiva, P. H. A. A., &Souto, R. M. A. (2013). A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma licenciatura em matemática. Pró-Posições, 24(1), 201-224.

Polizzi, S. J. et al. (2021). Science and mathematics teacher communities of practice: social influences on discipline-based identity and self-efficacy beliefs. IJ STEM, 8(30), 1-18.

Ofem, B. et al. (2021). Looking at Our STEM Teacher Workforce: How to Model Self-Efficacy. Economic Development Quarterly, 35(1), 40-52.

Olitsky, S., Perfetti, A., & Coughlin, A. (2019). Filling positions or forging new pathways? Scholarship incentives, commitment, and retention of STEM teachers in high-need schools. Science Education, 104(2), 113-143.

Toropova, A., Myrberg, E., & Johansson, S. (2021). Teacher job satisfaction: the importance of school working conditions and teacher characteristics. Educational Review, 73(1), 71-97.

Whitfield, J. et al. (2021). Recruitment and retention of STEM teachers through the Noyce Scholarship: A longitudinal mixed methods study. Teac. and Teacher Educ., 103, 1-11.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Artigos