A Teoria dos Registros de Representação Semiótica em atividades do GeoGebra: um estudo com a função quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104019

Palavras-chave:

Ensino, Representações Semióticas, Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

As peculiaridades da atividade Matemática, a forma como ela é abordada no âmbito escolar, as metodologias de ensino e suas implicações na aprendizagem são temas de pesquisas na área de Educação Matemática há tempo. Porém, fomentar discussões nestas perspectivas ainda é necessário, entre outras coisas, devido à inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação em todas áreas da vida humana e, assim, nos processos de ensinar e aprender. Apresenta-se neste texto aspectos relativos ao ensino da função quadrática em atividades no software GeoGebra discutidas à luz da teoria semiocognitiva de Raymond Duval. Este texto é parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação cujos objetivos perpassam fomentar discussões sobre o ensino de funções no GeoGebra com base na teoria dos registros de representação semiótica e construir um Produto Educacional na forma de uma proposta didática para o estudo da função quadrática. A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório com a coleta, organização e análise dos dados embasadas na Análise de Conteúdo. Atividades do software foram escolhidas para serem analisadas à luz da teoria e outras foram elaboradas com base em aspectos da teoria. Os resultados apontaram para o reconhecimento das potencialidades do software no ensino possibilitando o enfoque nas atividades cognitivas necessárias para a aprendizagem como as conversões entre representações semióticas distintas da função quadrática.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Pasa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Erechim, RS, ministrando disciplinas de Matemática em diversos cursos, pesquisando na área de Ensino e Aprendizagem de Matemática e atuando como professora permanente e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGPE da UFFS, Erechim, RS. Membro do Grupo de Pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - GEPECMaT, ambos da UFFS.

Nilce Fátima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Matemática Licenciatura, pela Universidade de Passo Fundo RS , Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Rio Claro SP, Pós-Doutora em Educação Matemática pela RUTGERS University - EUA. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapecó SC. É membro de Comitês Editoriais de algumas revistas especializadas da área. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação , História da Matemática, Laboratórios de Ensino de Matemática, Prática de Ensino e Estágios na Graduação, e as disciplinas de Tendências em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Pesquisa em Educação na Pós-Graduação. Possui produção e publicações na área de Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores e Avaliação da Educação Superior. Atua e orienta pesquisas na Graduação e Pós-Graduação, em Educação, Educação Matemática, Avaliação da Educação Superior, Políticas Educacionais, Ensino e aprendizagem da matemática, Recursos Tecnológicos Digitais e Ensino Científico e Tecnológico. É Lider do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Matemática e Educação Matemática- GPTMEM da UFFS, certificado no CNPq. É professora dos Programas de Pós Graduação: PPGE da UFFS campus de Chapecó SC e do Programa PPGPE da UFFS campus de Erechim RS. Foi Secretária da SBEM RS no período de 1997-1999. Foi Coordenadora do PAIUNG -Programa de Avaliação Institucional da Universidades Comunitárias Gaúchas no período de 2011-2013. Foi Coordenadora do Curso de Matemática da UFFS no período de 2014-2016. Foi Coordenadora do GT6 da SBEM- Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância no período de 2015 - 2018 e Vice-Coordenadora no período de 2018-2021. Editora da Revista: Educação Matemática Sem Fronteiras EMSF da UFFS. e-mail: nilce.scheffer@uffs.edu.br ou sfnilce@gmail.com

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Publicado

2025-09-16

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Artigos