A Teoria dos Registros de Representação Semiótica em atividades do GeoGebra: um estudo com a função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e104019Palavras-chave:
Ensino, Representações Semióticas, Matemática, Tecnologias DigitaisResumo
As peculiaridades da atividade Matemática, a forma como ela é abordada no âmbito escolar, as metodologias de ensino e suas implicações na aprendizagem são temas de pesquisas na área de Educação Matemática há tempo. Porém, fomentar discussões nestas perspectivas ainda é necessário, entre outras coisas, devido à inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação em todas áreas da vida humana e, assim, nos processos de ensinar e aprender. Apresenta-se neste texto aspectos relativos ao ensino da função quadrática em atividades no software GeoGebra discutidas à luz da teoria semiocognitiva de Raymond Duval. Este texto é parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação cujos objetivos perpassam fomentar discussões sobre o ensino de funções no GeoGebra com base na teoria dos registros de representação semiótica e construir um Produto Educacional na forma de uma proposta didática para o estudo da função quadrática. A metodologia da pesquisa foi qualitativa de caráter exploratório com a coleta, organização e análise dos dados embasadas na Análise de Conteúdo. Atividades do software foram escolhidas para serem analisadas à luz da teoria e outras foram elaboradas com base em aspectos da teoria. Os resultados apontaram para o reconhecimento das potencialidades do software no ensino possibilitando o enfoque nas atividades cognitivas necessárias para a aprendizagem como as conversões entre representações semióticas distintas da função quadrática.
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