As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração

Autores

  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este texto trata da questão heurística das figuras geométricas para a resolução de problemas em matemática no ensino fundamental. Refere-se, portanto, a uma operação de tratamento figural, ou seja, a reconfiguração, por possibilitar a produtividade heurística de figuras geométricas. Apresenta-se uma breve discussão teórica e histórica sobre esta operação. Por fim, mostram-se alguns exemplos, realizados em pesquisas por alunos, sobre o uso da operação de reconfiguração como possibilidade heurística. Conclui-se que a tomada de figuras com sua produtividade heurística para a resolução de problemas matemáticos permite não só o desenvolvimento da capacidade visual, como também, da aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun,, França, durante o ano de 2002. Atualmente é professora adjunto I I I no Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização, representação, linguagem, história e formação de professores na Educação Matemática.Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun,, França, durante o ano de 2002. Atualmente é professora adjunto I I I no Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização, representação, linguagem, história e formação de professores na Educação Matemática.Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun,, França, durante o ano de 2002. Atualmente é professora adjunto I I I no Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização, representação, linguagem, história e formação de professores na Educação Matemática.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

possui Licenciatura Em Matemática - Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Matemática Aplicada - Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Didática da Matemática - Universidade de Strasbourg I (1992). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos