Geometria no Estádio de Futebol Geometry in the Soccer Stadium
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p146Resumo
O presente artigo apresenta o reconhecimento da Geometria no estádio de futebol e a aplicação do conceito de área de figuras planas para obter o número aproximado da capacidade de torcedores nas arquibancadas. O objetivo central do trabalho é promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Para isso, utilizou-se como referencial teórico a dissertação de mestrado de Lauro (2007), que mostrou a importância da existência de um tetraedro metafórico, composto por elementos tais como percepção, concepção, construção e representação no ensino da Geometria. Para validar a proposta, foi desenvolvida e aplicada uma engenharia didática, visando contemplar os quatro critérios do tetraedro metafórico, construindo os conceitos necessários para realização e construção de uma maquete de um estádio de futebol, assim como a estimativa de sua lotação máxima de torcedores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).