Engenharia didática: evolução e diversidade Didactic engineering: evolution and diversity

Autores

  • Saddo Ag Almouloud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria José Ferreira da Silva Pontifícia Universidade católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p22

Resumo

Neste artigo, serão apresentados estudos sobre a evolução e usos da noção de Engenharia didática expostos na École d´Été de Didactique des Mathématiques (Escola de Verão de Didática da Matemática), realizada em 2009 em Clermond-Ferrand, França. A discussão baseia-se, essencialmente, na Engenharia Didática Clássica (amplamente conhecida), denominada de Engenharia didática de 1ª Geração e a Engenharia didática de 2ª geração, de acordo com o ponto de vista de Marie-Jeanne Perrin-Glorian (2009), bem como a noção de engenharia do PER (Percurso de Estudo e Pesquisa), de Chevallard (2009), e de Domínios de Experiência de Boero (2009). A síntese das pesquisas analisadas, mostra os diferentes usos e concepções sobre esta metodologia, ora considerada metodologia de pesquisa científica, ora uma metodologia envolvendo vários processos e procedimentos para a formação profissional e/ou a elaboração de objetos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação matemática

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos