A perspectiva do trabalho com Projetos de Aprendizagem na formação do futuro professor de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p105

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o as atividades desenvolvidas na unidade temática Estudo e Desenvolvimento de Projetos - EDP na matriz curricular da Licenciatura em Matemática que leva em conta a construção e o desenvolvimento de projetos. A unidade temática está presente nos seis semestres iniciais do curso de Licenciatura em Matemática e é organizada a partir de problemas que sejam do interesse do aluno que são orientados pelos princípios da metodologia do trabalho científico, levando em conta a construção e desenvolvimento de projetos, concebidos como estratégia-base para que o aluno desenvolva a pesquisa como princípio fundamental em sua formação acadêmica. Os resultados mostram que este procedimento possibilitou a inserção do futuro professor no mundo científico da Educação Matemática e possibilitou uma formação mais abrangente.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Fausto José Caetano Araújo, UFABC

Formado em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba; Especialista em Acupuntura; Mestrando em Ensino com o tema: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO USO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO O PILATES: DO CURRÍCULO À SALA DE AULA.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos