Reflexões da Teoria Cognitiva de Vergnaud sobre o ensino de matemática: à luz de registros semióticos

Autores

  • Raimundo Luna Neres Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Universidade CEUMA - UNICEUMA. http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Eliziane Rocha Castro Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA.
  • Antonio Luiz de Oliveira Barreto Universidade Estadual do Ceará
  • Fernanda Gabriele Santos Silva Universidade CEUMA - UNICEUMA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p134

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma pesquisa com enfoque didático-pedagógico em isomorfismos de medidas baseada na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e com aporte na teoria dos registros semióticos. O objetivo foi analisar o uso didático destas teorias na operacionalização das atividades matemáticas pelas professoras do quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada numa escola municipal da cidade de Raposa/MA, desenvolvida em sessões reflexivas da teoria de Vergnaud. Sendo uma destinada às reflexões teóricas sobre a teoria vergnausiana e as demais destinadas à elaboração/resolução de atividades matemáticas, usando-se registros semióticos. Observou-se que as professoras tiveram compreensão de todas as classes pertencentes à categoria de isomorfismo de medidas, assim como da elaboração/resolução, usando registros semióticos, com predominância da multiplicação. Mas, em alguns casos de divisão, os enunciado dos problemas não se tornava claro, podendo ensejar erros de interpretação. Entretanto, reconheceram que essa metodologia permite usar diferentes registros para uma mesma atividade, o que contribui pedagogicamente para a aprendizagem das matemáticas.

Biografia do Autor

Raimundo Luna Neres, Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Universidade CEUMA - UNICEUMA.

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - Mestrado Profissional - UFMA.

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Matemática - Rede Nacional - PROFMAT.- UFMA

Prof. da Pós-Graduação da Universidade CEUMA - UNICEUMA.

Prof. da Graduação da UNICEUMA

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA.

Mestre em educação - professora da rede municipal de ensino do município de Raposa - MA

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Dr. em educação. Prof. da Universidade Estadual do Ceará

Fernanda Gabriele Santos Silva, Universidade CEUMA - UNICEUMA

Aluna do curso de Engenharia da Computação - UNICEUMA

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos