Reflexões da Teoria Cognitiva de Vergnaud sobre o ensino de matemática: à luz de registros semióticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p134Resumo
Apresenta-se neste artigo uma pesquisa com enfoque didático-pedagógico em isomorfismos de medidas baseada na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e com aporte na teoria dos registros semióticos. O objetivo foi analisar o uso didático destas teorias na operacionalização das atividades matemáticas pelas professoras do quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada numa escola municipal da cidade de Raposa/MA, desenvolvida em sessões reflexivas da teoria de Vergnaud. Sendo uma destinada às reflexões teóricas sobre a teoria vergnausiana e as demais destinadas à elaboração/resolução de atividades matemáticas, usando-se registros semióticos. Observou-se que as professoras tiveram compreensão de todas as classes pertencentes à categoria de isomorfismo de medidas, assim como da elaboração/resolução, usando registros semióticos, com predominância da multiplicação. Mas, em alguns casos de divisão, os enunciado dos problemas não se tornava claro, podendo ensejar erros de interpretação. Entretanto, reconheceram que essa metodologia permite usar diferentes registros para uma mesma atividade, o que contribui pedagogicamente para a aprendizagem das matemáticas.
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