Despertando a consciência ambiental na escola por meio da Resolução De Problemas

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell ULBRA
  • Arno Bayer ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p183

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados do desenvolvimento de situações-problema envolvendo temas ambientais com alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de São Sebastião do Cai - RS. Os problemas foram elaborados em uma formação continuada em educação ambiental e educação matemática proporcionada a professores de matemática, abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente - APP e envolveram os conteúdos de regra de três, porcentagem, proporção, operações com números naturais, perímetro, áreas e medidas de comprimento, massa e volume. As situações utilizadas pelos professores participantes da formação e seus alunos, provocaram nos estudantes a percepção da necessidade de reformularem os hábitos e cuidados com o meio ambiente e também, conseguiu despertar o interesse pela matemática, pois ela passou a ser vista por eles, como uma ferramenta útil e indispensável, que pode utilizada e aplicada na resolução de temas variados, dando subsídios para interpretação de fatos que ocorrem ao nosso redor.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, ULBRA

Professor Universitário

Doutor em Ensino de Matemática e Ciências

Pós-Doutor em Ensino de Matemática e Ciências

Arno Bayer, ULBRA

Professor do PPGCIM da Universidade Luterana do Brasl

Doutor em Ciências da Educação

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos