Exame Nacional do Ensino Médio: como utilizar no planejamento docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p219

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as questões das provas de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos anos de 2016 e 2017, classificando-as em suas respectivas competências conforme a matriz de referência da área de Matemática e suas Tecnologias. Buscou-se recursos tecnológicos, que possam ser incluídos no planejamento didático de professores de Matemática para resolução das questões do Enem. Esses recursos podem ser explorados em uma perspectiva que possibilite o protagonismo dos estudantes, possibilitando que tirem conclusões e ampliem sua percepção em relação a Matemática, desenvolvendo o pensamento matemático de forma mais dinâmica. Os conteúdos que foram contemplados nas provas em 2016 e 2017 foram: Geometria Plana e Espacial, Porcentagem, Regra de três, Interpretação de gráficos ou tabelas para resolução ou fazer inferências, Estatística, Variação de grandezas (direta ou inversamente), Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Funções, Probabilidade, Logaritmo, Progressão Aritmética, Razão, Escala e Conversão de Unidades e Matemática Financeira. Ao resolver as questões de funções pode-se observar que a incorporação do software GeoGebra pode ser um recurso dinâmico para o esboço de gráficos, transformações de funções e análise de parâmetros das mesmas. No conteúdo de Geometria Plana e Espacial o mesmo software foi utilizado para visualização e compreensão de áreas, volumes e planificações.

Biografia do Autor

Jonathas Ieggli da Silva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Aluno do Curso de Matemática Licenciatura da ULBRA

Bolsista CNPq

http://lattes.cnpq.br/4512179635283565

Ursula Tatiana Timm, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM da ULBRA. Professora do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca na Espanha. Professora do PPGECIM da ULBRA e do curso de Matemática Licenciatura da ULBRA.

http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos