O sistema de contagem Guarani: caminhos para a prática pedagógica

Autores

  • Sérgio Florentino da Silva Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p240

Resumo

Em Santa Catarina há 21 aldeias indígenas Guarani e, entre elas, incluem-se a Aldeia Itaty do Morro dos Cavalos e a Aldeia M’Biguaçu. Entre os grandes desafios dessas comunidades destacam-se o desejo em revitalizar seus conhecimentos tradicionais e, além disso, associá-los aos conhecimentos acadêmicos para que, dessa forma, possam entender outras culturas e interagir de forma mais efetiva com elas. Neste sentido, temos como objetivo deste artigo analisar os aspectos básicos do sistema de contagem desses indígenas, tais como, linguagem oral, símbolos gráficos e contagem manual, identificando as relações que esses possuem com os conhecimentos matemáticos acadêmicos. Além disso, propomos atividades que possam possibilitar a articulação entre essas duas formas de conhecimento.  As discussões apresentadas nesse trabalho representam parte da pesquisa de Autor (2011) que, norteado pela metodologia Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, realizou uma pesquisa na perspectiva teórica da Etnomatemática junto a líderes das comunidades Guarani das Aldeias Itaty e M’Biguaçu.

 

Biografia do Autor

Sérgio Florentino da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professor do IFSC e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos