Representações de função: uma análise das produções de professores do ensino médio

Autores

  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriela dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p288

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência que apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a mobilização, manipulação e a coordenação de diferentes representações de função em situações/atividades produzidas e realizadas por três professores de Matemática do Ensino Médio. A pesquisa de cunho qualitativo teve seus dados produzidos e coletados por meio de situação/atividades elaboradas pelos sujeitos que participaram da investigação, que foram analisados à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Os resultados mostram que as propostas de ensino apresentadas pelos professores contemplam as transformações, tanto do tipo tratamento, quanto do tipo conversão, porém as conversões privilegiam apenas o fenômeno de congruência, também, foi possível notar a presença dos procedimentos de pontuar e extensão do traçado na conversão da representação algébrica para a gráfica.

Biografia do Autor

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto do curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia

Gabriela dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências