Competências matemáticas no ensino fundamental e sugestão de indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo para a 15ª CRE a fim de desenvolvê-las

Autores

  • Simone Fátima Zanoello Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - câmpus de Erechim
  • Claudia Lisete de Oliveira Groenwald ULBRA - Universidade Luterana do Brasil - câmpus de Canoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p42

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado, a qual é um estudo de caso com foco na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as competências que se espera que os alunos desenvolvam ao longo do Ensino Fundamental, bem como apresentar indicativos para uma proposta de currículo que privilegie o desenvolvimento de tais competências em alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da região da 15ª CRE, na área da Matemática. A partir da análise dos dados coletados e do estudo do referencial teórico, sugere-se, como indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo, maior incentivo aos professores, por parte dos gestores das escolas, para que os docentes ampliem a sua formação, participando de formações continuadas e eventos; que toda a comunidade educativa participe da definição das competências que esperam que os alunos egressos desse nível de ensino possuam; e que a escola seja em turno integral, sendo que, no turno da manhã se trabalhem as disciplinas em salas-ambiente e, à tarde, sejam oferecidas oficinas variadas levando-se em consideração os diferentes interesses dos alunos.

 

Biografia do Autor

Simone Fátima Zanoello, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - câmpus de Erechim

Possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação Regional Integrada (1992), Plenificação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Erechim (1994), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora titular, tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Erechim. Tem experiência na área de Matemática. É responsável pelo Laboratório de Matemática da referida instituição. Atualmente trabalha com as disciplinas de Álgebra IA e Geometria Analítica e Vetores. Atua em cursos de Educação Continuada de Professores de Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa GECEM vinculado ao programa de Pós Graduação da ULBRA e da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática. E também do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática, Física, Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Erechim.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709398H1

 

Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, ULBRA - Universidade Luterana do Brasil - câmpus de Canoas

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760659P4

 

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos