Recursos pedagógicos para as bases da aprendizagem matemática: um estudo envolvendo o transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70267

Resumo

O presente artigo traz um recorte da dissertação Bases da aprendizagem Matemática e o Transtorno do Espectro Autista: um estudo sobre relações numéricas nos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo geral foi investigar como se constituem as relações numéricas de alunos com Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as bases da aprendizagem matemática: contagem, esquemas protoquantitativos e resolução de situações-problemas. A investigação envolveu crianças com o Transtorno do Espectro Autista, buscando compreender suas capacidades de contar, desenvolvendo diferentes formas de relações numéricas primordiais para o aprendizado do número e da aritmética, seguindo os esquemas protoquantitativos. Nesse estudo utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa com enfoque exploratório e descritivo, sendo que as intervenções pedagógicas aconteceram no Laboratório de Aprendizagem de uma escola particular de ensino regular. Para abordar conceitos matemáticos foram utilizados de materiais concretos, visando ampliar a inter-relação entre o real e o abstrato, a partir de interesses dos alunos participantes da pesquisa. Desta forma, a adaptação curricular torna-se um aspecto importante para o processo de aprendizagem, potencializando conexões com as vivências e preferências dos alunos e ressignificando conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Costa Brito, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Colégio Ulbra Cristo Redentor.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM-ULBRA

Referências

American Psychiatry Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders - DSM-5. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association.

Barbosa, L.M.S. (Org) (2010). Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: IBPLEX.

Bastos, J. A. (2006). O cérebro e a matemática. São José do Rio Preto: Edição do Autor.

Brasil. (2006). Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas inclusivas. Brasília.

Brasil. (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n° 13.146, de julho de 2015. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

Brito, S. C. C. (2019). Bases da aprendizagem matemática e o transtorno do espectro autista: um estudo sobre relações numéricas nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

Carvalho, R. E. (2010). A escola inclusiva: A reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação.

Cunha, E. (2012). Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak.

Cunha, E. (2015). Autismo na escola: Um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Garcia, F. P. (2012). A construção do conceito de número pela criança. In: III EIEMAT- Escola de Inverno de Educação Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Recuperado de http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/CC/CC_Perego_Franciele.pdf.

Gelman, R.; gallistel, C. R. (1978). The child’s understanding of number. Massachusets: Harvard Press.

Gomes, C. G. S. (2007). Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Brasileira de Educação Especial. v.13, n.3.

Heredero, E. S. (2010). A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p.193-208. Recuperado de http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9772/6.

Justo, J. C. R.; Rebelo, K. S.; Santos, J. F. & Borga, M. F. (2015). Formação matemática de professores do ensino fundamental: um estudo a partir da resolução de problemas. In: Groenwald; C. L. O.; Geller; M. (Org). Formação continuada de professores em Ciências e Matemática: do Projeto Observatório da Educação aos resultados da pesquisa. Canoas: ULBRA.

Maluf, J. L. (2010). Raciocínio quantitativo e memória de trabalho na aprendizagem da matemática: um estudo comparativo entre grupos. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS.

Nunes, T.; Bryant, P. (1997). Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artmed.

Nunes, T. et al. (2009). Educação matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez.

Orrantia, J. (2006). Dificultades em el aprendizaje de las matemáticas: una perspectiva evolutiva. Revista da Psicopedagogia, v. 23 (71),158-18.

Resnick, L. B. (1989). Developing mathematical knowledge. American Psychologist, v.44, n.2, 162-169.

Resnick, L. B.; Ford, Wendy W. (1998). La enseñanza de las matemáticas y sus fundamentos psicológicos. Barcelona, España: Paidós, M.E.C.

Silva, A. B. B.; Gaiato, M. B. & Reveles, L. T. (2012). Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática