Presença da estatística nos cursos de licenciatura em matemática de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96804

Palavras-chave:

Educação Estatística, Licenciatura em Matemática, Educação Básica

Resumo

A partir da importância da Estatística presente nas propostas nacionais curriculares da Educação Básica, os cursos de licenciatura devem preparar futuros professores para tais práticas educacionais, a fim de exercerem a plena docência. Baseando-nos nisso, neste artigo, objetivamos investigar sobre os questionamentos: os professores de Matemática estão habilitados a desenvolver a literacia estatística em seus alunos? Ademais, os cursos de Licenciatura estão estruturados para fortalecer e instigar o pensamento estatístico nos futuros professores de matemática? Com este propósito, buscamos compreender a abordagem de disciplinas de teor estatístico, em particular, as relacionadas à Educação Estatística, em cursos de Licenciatura em Matemática no Estado de Minas Gerais, uma vez que tal investigação é inédita no Estado, até onde é de conhecimento dos autores. Utilizamos de pesquisa documental quantitativa através de Projetos Pedagógicos de Curso e matrizes curriculares, examinando disciplinas de teor estatístico. Recorrendo a informações no portal do Ministério da Educação e das Instituições de Ensino, nossa amostra contemplou 100 cursos e a coleta de dados foi realizada. Analisamos a quantidade de disciplinas e de cursos que as oferecem, períodos que são ofertadas e carga horária, em quatro grupos: 1) conceituais de Estatística, 2) Análise Combinatória, 3) outras e 4) Educação Estatística; comparando Instituições de Ensino públicas e privadas, bem como cursos à distância e presenciais. Os resultados apontam para uma presença baixa de tais disciplinas, principalmente disciplinas de caráter educativo, salientando uma necessária adaptação dos cursos com relação aos documentos de propostas curriculares nacionais.

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Publicado

2024-11-08

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Artigos