Panorama da produção cientifica brasileira sobre a Robótica Educacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e97881Palavras-chave:
Robótica Educacional, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Panorama da produção científicaResumo
Os avanços das tecnologias da informação têm impactado fortemente na dinâmica tanto da produção científica quanto de sua difusão. Diante desse cenário, tem-se tornado cada vez mais comum a realização de estudos sobre a evolução e estado atual da produção científica nas diversas áreas do conhecimento. Identificar as principais tendências de pesquisa de uma área é fundamental para que se possa vislumbrar perspectivas e agendas nas quais um determinado estudo possa se posicionar em relação ao que já foi produzido, fazendo que produção científica possa avançar não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade, evitando estudos repetitivos ou desconexos com as perspectivas mais recentes. Desse modo, nosso objetivo no presente artigo é apresentar um esboço do panorama da produção científica sobre a Robótica Educacional. Para tanto, utilizamos como território exploratório o catálogo de teses e dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da construção desse panorama geral conseguimos identificar diversas informações sobre essas produções que nos permitiu identificar, entre outras coisas, quais pesquisadores tem se destacado na produção científica e quais instituições e programas tem demonstrado uma posição de vanguarda a nível nacional.
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