Panorama da produção cientifica brasileira sobre a Robótica Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e97881

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Panorama da produção científica

Resumo

Os avanços das tecnologias da informação têm impactado fortemente na dinâmica tanto da produção científica quanto de sua difusão. Diante desse cenário, tem-se tornado cada vez mais comum a realização de estudos sobre a evolução e estado atual da produção científica nas diversas áreas do conhecimento. Identificar as principais tendências de pesquisa de uma área é fundamental para que se possa vislumbrar perspectivas e agendas nas quais um determinado estudo possa se posicionar em relação ao que já foi produzido, fazendo que produção científica possa avançar não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade, evitando estudos repetitivos ou desconexos com as perspectivas mais recentes. Desse modo, nosso objetivo no presente artigo é apresentar um esboço do panorama da produção científica sobre a Robótica Educacional. Para tanto, utilizamos como território exploratório o catálogo de teses e dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir da construção desse panorama geral conseguimos identificar diversas informações sobre essas produções que nos permitiu identificar, entre outras coisas, quais pesquisadores tem se destacado na produção científica e quais  instituições e programas tem demonstrado uma posição de vanguarda a nível nacional.

Biografia do Autor

José Dilson Beserra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

José Dilson Beserra Cavalcanti

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Departamento de Educação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco: Recife, PE, BR

dilsoncavalcanti@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/7001668802091435

https://orcid.org/0000-0002-6125-3867

Kátia Maria de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Kátia Maria de Medeiros, Doutora em Educação, na Especialidade Didática da Matemática, na Universidade de Lisboa (2010), Professora de Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus Campina Grande - PB.

katiamedeirosuepb@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/9356901445058009

https://orcid.org/0000-0002-9576-9992

Referências

Aroca, R. V. Plataforma robótica de baixíssimo custo para robótica educacional. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012. Orientador: Luiz Marcos Garcia Goncalves.

Bastos, A. A.; Cavalcanti, J. D. B. Um panorama da produção científica acerca da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no período de 2015 a 2018. International Journal Education And Teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, v. 1, n. 3, p. 127 - 152, 30 dez. 2018.

Biembengut, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Ciência Moderna, 2008.

Campos, F. R. Currículo, Tecnologias E Robótica Na Educação Básica. (Dissertação de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.

Cavalcanti, J. D. B. A noção de relação ao saber: história e epistemologia; panorama do cenário francófono e mapeamento de sua utilização na literatura científica brasileira. Tese. Doutorado em Ensino das Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2015.

Cavalcanti, J. D. B.; Lima, A. P. A. B. A utilização da noção de relação ao saber (rapport au savoir) no contexto do Ensino de Matemática: mapeamento inicial de referências bibliográficas. Ciência & Educação (Bauru) [online]. v. 24, n. 4. 2018, Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040016. Acesso em: 08 nov. 2021.

Oliveira, E. S. Robótica Educacional e Raciocínio Proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação com o Saber. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2015.

Papert, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Santos, R.C., Silva, M. D. F. da. A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 345-366, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10965. Acesso em: 03 Dez. 2021.

Silva, A. F. ROBOEDUC: Uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte. Natal, 2009. Orientador: Luiz Marcos Garcia Goncalves.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Edição

Seção

Artigos