Pensamento Computacional e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio com uso de ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98956Palavras-chave:
Aprendizagem Matemática, Pensamento Computacional, Ensino Médio, TecnologiasResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a atual integração do Pensamento Computacional no processo de aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, considerando as pesquisas e práticas educacionais publicadas. Para alcançar este propósito, empregou-se uma metodologia de revisão sistemática da literatura, adotando as diretrizes da proposta Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Esta metodologia compreendeu diversas etapas, que incluíram a definição do problema de pesquisa, a condução de uma busca abrangente em bases de dados, a seleção dos artigos relevantes utilizando critérios de inclusão e exclusão, a análise do corpus selecionado e a discussão dos resultados obtidos. Os trabalhos selecionados, ao longo das etapas de início, pré-triagem, triagem e deferimento, foram codificados e submetidos à análise com base em categorias predefinidas. Dentre essas categorias, destacam-se: (i) metodologias que incorporam o Pensamento Computacional no processo de aprendizagem Matemática; (ii) aprendizagem Matemática por meio práticas computacionais (des)plugadas; e (iii) integração de conhecimentos matemáticos e computacionais, e principais tecnologias utilizadas. Os resultados obtidos sugerem que a integração do Pensamento Computacional na aprendizagem de Matemática oferece uma abordagem holística à resolução de problemas, o reconhecimento de padrões, o pensamento algorítmico, a resolução e argumentação, bem como para o desenvolvimento de invenções de dispositivos tecnológicos, como a robótica, simuladores e inteligências artificiais. Esses resultados revelam os impactos da aprendizagem Matemática, especialmente em áreas como álgebra, trigonometria, geometria, estatística e interdisciplinares. No entanto, também evidenciam uma lacuna na pesquisa relacionada ao Ensino Médio.
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